Revista MS

Zumbi dos Palmares: em solenidade, vereador Professor Riverton homenageia lideranças que lutam pela igualdade

Parte triste da história do Brasil, a escravidão iniciou em 1539, quando os primeiros navios negreiros desembarcaram no País, à época colonizado por Portugal. As embarcações vinham da África, onde homens, mulheres e crianças eram traficados para inicialmente, trabalhar em canaviais.

O regime escravocrata durou até 1888 quando foi sancionada a abolição da escravatura no Brasil, mas antes, escravos rebelados tentaram libertar seu povo do regime escravocrata. Um deles, foi Zumbi dos Palmares, um dos líderes do Quilombo Palmares, o mais antigo do Brasil. Zumbi assumiu a liderança em 1678 e foi morto em 20 de novembro de 1695. Creditado como mártir por sua luta e resistência, seu nome atravessa os séculos e entrou para a história do Brasil.

Para homenagear cidadãos que ainda lutam pela igualdade das pessoas negras, com empenho e busca pelo respeito e dignidade, a Câmara Municipal de Campo Grande realiza a sessão solene para a entrega da “Medalha do Legislativo Zumbi dos Palmares”, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A medalha foi criada pelo Decreto Legislativo nº 690/01 e tem como objetivo reconhecer personalidades, entidades e ações que contribuem para a promoção da igualdade racial e o combate à discriminação racial no município.

O vereador Professor Riverton (PP) entregou a homenagem a duas importantes lideranças da Capital, que dedicam suas vidas ao próximo, sempre fortalecendo a luta comunitária. De acordo com o parlamentar, a escolha dos nomes foi minuciosa e mesmo diante de tantas pessoas que merecem o reconhecimento, dois se destacam por um trabalho comprometido. “Dona Rita e Paulo Raça são amigos e companheiros de caminhada que tive a honra de encontrar pelos caminhos da vida. Acompanho de perto a bonita trajetória de ambos e a honra é toda minha em poder dividir esse momento com eles”, afirma o parlamentar.

Exemplos para a comunidade – Os homenageados foram escolhidos pelos caminhos que trilharam e trilham, como Rita Noêmia Pereira Gomes, é carinhosamente conhecida como ‘Dona Rita’. Nascida em Bela Vista, veio para Campo Grande em 1996 e atualmente reside no bairro Serraville, na região do Grande Noroeste, onde luta diariamente por melhorias, como uma ativa liderança e membro do Projeto “SerraVille Mais Feliz”, que organiza eventos sociais para a comunidade carente da região. Dona Rita é reconhecida pelos moradores como uma pessoa prestativa e solidária, sempre em busca de melhorias para a comunidade. “Agradeço imensamente ao Professor Riverton, pela homenagem Zumbi dos Palmares, pois falamos das culturas raciais e da importância do nosso povo e da nossa luta contra o racismo. Desejo que nossa luta seja lembrada, para que nossas futuras gerações continuem lutando pela igualdade do nosso povo. Somos todos iguais para Cristo”, relata Rita emocionada.

O segundo homenageado foi Paulo Costa Sebastião, conhecido domo ‘Paulo Raça’. O campo-grandense é funcionário público estadual e há 22 anos atua na área do esporte, com a equipe Raça Futebol Clube. Além de atuar há 16 anos na igreja missionária unida Ágape da Família, como diácono e supervisor de jovens. “começamos com 10 jovens e adolescentes e hoje atendemos mais de 150 jovens, os resgatando das drogas e os reinserindo ao convívio familiar. Já nos 22 anos de futebol, atendemos muitos jovens atletas, conquistamos muitos títulos”, conta.

Atuação participativa – Para outras informações sobre o mandato do vereador, entre em contato pelo (67) 3316-1525/1526 ou pelo e-mail: professorriverton@camara.ms.gov.br.

Assessoria de Imprensa do vereador
Fotos: Câmara Municipal de Campo Grande