Cristal, cadela de 11 anos, precisa de ajuda para realizar duas cirurgias até a próxima terça-feira (14). Ela apresenta um nódulo na mama e também precisa retirar o útero por conta de um cisto. Ela está tão debilitada, que não consegue mais andar.
Segundo a tutora de Cristal, Daiane Kelly de Oliveira, de 37 anos, que é autônoma, o nódulo na mama estourou e está aberto. Já o cisto no útero está soltando um líquido e o medicamento não está mais ajudando, por isso precisa ser retirado.
Segundo o veterinário, esses problemas são resultados de Cristal não ter sido castrada e nunca ter tido filhotes.
As cirurgias, juntas, custam R$ 1500. Daiane precisa conseguir esse dinheiro até terça-feira, mas não tem condições de arcar sozinha com os custos, por isso, está pedindo ajuda de quem se solidarizar com a causa.
Daiane está aceitando doações de qualquer quantia pelo PIX 016.041.181-56.
Atualmente, Cristal está internada em uma clínica veterinária, aguardando as cirurgias, pois está muito debilitada, tanto que não está conseguindo andar.
Daiane também relatou que procurou meios públicos para fazer os procedimentos em Cristal, porém, encontrou empecilhos.
Na Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal), ela afirmou que: “o veterinário olhou com uma cara de nojo a ferida dela, que tá aberta, olhou com uma cara de nojo e descaso. Aí ele pegou e falou que é caso cirúrgico. Aí pegou e passou o telefone do particular”.
Segundo a tutora, no local, os funcionários afirmaram que o dia em que ela foi era somente para castração e que não havia data para a realização de cirurgias.
Já no CCZ (Centro De Controle De Zoonoses), ela foi informada que Cristal não estava “debilitada o suficiente” para fazer uma cirurgia no local. E que eles só poderiam realizar a eutanásia, o que não foi aceito por Daiane.
A reportagem procurou as duas instituições para falar sobre o caso, mas até o momento da publicação desta matéria, não obteve resposta.