As abelhas são consideradas fundamentais para o meio ambiente. Estes insetos transportam o pólen até as plantas, por exemplo, possibilitando a polinização. No entanto, também são capazes de se trabalhar em equipe.
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um par de abelhas atuando em conjunto com um objetivo claro: abrir uma garrafa de refrigerante e alcançar o líquido açucarado dentro dela. Esta é mais uma prova da inteligência destes animais.
Abelhas podem ser mais inteligentes do que pensamos
- As imagens foram gravadas em São Paulo e levantaram uma antiga discussão: as abelhas são inteligentes?
- Em 1962, uma década antes de ganhar o Prêmio Nobel de pesquisa sobre comunicação de abelhas, Karl von Frisch declarou que estes insetos tinham cérebros pequenos demais para pensar.
- Na oportunidade, ele atribuiu a natureza engenhosa dos animais ao instinto.
- Desde então, cientistas têm realizado diversos estudos para entender melhor as capacidades destes insetos.
Veja o vídeo das abelhas abrindo a garrafa de refrigerante abaixo:
Leia mais
- Qual a importância das abelhas sem ferrão? Novo trabalho brasileiro explica
- Maioria das abelhas não morre depois da ferroada; entenda
- Como as abelhas podem inspirar o futuro da IA
União de esforços em busca de uma recompensa
Em um estudo de 2017, zangões foram treinados para rolar uma bola em um gol por uma recompensa. Para pontuar, os insetos precisavam copiar os movimentos uns dos outros e aprender com seus erros, o que eles eram capazes de fazer com uma facilidade surpreendente.
Segundo os pesquisadores, este experimento confirmou que as abelhas têm a capacidade de imaginar como um determinado objeto pode ser usado para atingir um fim. Mesmo com seus pequenos circuitos de neurônios, elas podem desempenhar tarefas complexas em busca de uma recompensa.
E é isso que pode explicar como dois insetos se uniram para abrir a garrafa de refrigerante. As informações são do ScienceAlert.
O post Vídeo mostra duas abelhas se juntando para abrir uma garrafa de refrigerante – assista apareceu primeiro em Olhar Digital.