A partir de segunda-feira (4), a Escola de Dança da UFMS abre inscrições para novas turmas do segundo semestre de 2025. São 18 opções de aulas coletivas, que vão de ballet, jazz e dança contemporânea até dança do ventre, danças brasileiras e K-Pop, todas realizadas na Cidade Universitária, em Campo Grande. O período de matrícula segue até 17 de agosto, pelo site do projeto.
“O grande diferencial da Escola de Dança da UFMS está na sua proposta inclusiva e na valorização da diversidade cultural, contribuindo para a formação cidadã e o fortalecimento dos laços entre Universidade e sociedade”, afirmou a pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Lia Brambilla.
De acordo com ela, a iniciativa é também um espaço de prática, pesquisa e formação artística para professores, técnicos e estudantes. “Já para a comunidade em geral, a Escola oferece acesso democrático à arte e ao movimento, promovendo bem-estar físico, expressão corporal e integração social”, completou.
A coordenadora e coreógrafa Mariana Cavalcante reforça os benefícios da prática. “Para crianças, a dança promove o desenvolvimento motor, coordenação, equilíbrio e consciência corporal. Além disso, a dança estimula a criatividade, a expressão e a socialização. Para jovens e adultos, ela contribui para a saúde cardiovascular, flexibilidade, força muscular e postura. Também melhora o humor, a autoestima, reduz o estresse e a ansiedade, e promove a socialização e a conexão com o corpo”, pontuou.
Um dos diferenciais destacados é a taxa única de R$250 para todo o semestre, paga via Guia de Recolhimento da União (GRU). “Dá oportunidade do aluno fazer aula por um preço mais acessível e com uma equipe de professores bastante qualificada e experiente”, acrescentou Mariana.
As aulas acontecerão no anexo da Academia Escola da UFMS e no auditório Prof. Luís Felipe de Oliveira. Os horários estão disponíveis no edital, publicado na página da Escola de Dança. A oferta conta ainda com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, que disponibilizará professora para ministrar ballet e jazz.
Experiências que marcam
No primeiro semestre, cerca de 150 pessoas participaram do projeto. A estudante de Ciências Sociais Isabela de Sá elogiou a experiência com o ballet adulto:
“Foi o meu primeiro contato com a Escola de Dança da UFMS e tem sido uma experiência maravilhosa. […] Para além da prática corporal, o ballet me mostra um recomeço e ressalta a importância de cultivar minhas paixões de infância.”
Já Angy Hori, estudante de Fisioterapia e aluna de jazz, contou que as aulas transformaram sua rotina:
“Tem me ajudado tanto fisicamente como mentalmente. […] Vale ressaltar ainda que os professores da Escola, no geral, são muito didáticos, conseguem transmitir conhecimentos e técnicas de forma individualizada nas aulas, respeitando o limite de cada pessoa e isso deixa a aula mais harmoniosa.”
Mais informações estão disponíveis no site da universidade.