Revista MS

UE respira aliviada com reviravolta tarifária de Trump

Denis Cardoso

A União Europeia elogiou a decisão de Donald Trump de suspender impostos abrangentes sobre quase todos os parceiros comerciais dos EUA e reiterou seu compromisso de negociar um acordo tarifário “zero por zero” com Washington, informou o portal Euractiv, especializado em notícias sobre o bloco europeu.

“Saúdo o anúncio do presidente Trump de suspender as tarifas recíprocas”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em um comunicado na manhã desta quinta-feira (10/4). “É um passo importante para a estabilização da economia global”, ressaltou.

Ursula acrescentou que Bruxelas “continua comprometida com negociações construtivas” com Washington para reduzir as barreiras comerciais. “Tarifas são impostos que só prejudicam empresas e consumidores”, disse ela, conforme reportagem do Euractiv. “É por isso que tenho defendido consistentemente um acordo tarifário zero por zero entre a União Europeia e os Estados Unidos.”

Os comentários de Ursula foram feitos após a decisão surpresa de Donald Trump, na quarta-feira, de emitir uma “pausa” de 90 dias na maioria das “tarifas recíprocas” impostas aos parceiros comerciais dos EUA — incluindo uma taxa de 20% sobre a UE.

No entanto, diz a reportagem do portal, as taxas de 25% anunciadas anteriormente por Washington sobre automóveis, aço e alumínio continuam em vigor, assim como uma tarifa básica de 10% que entrou em vigor no sábado.

Trump também impôs tarifas de 125% à China na quarta-feira, depois que Pequim retaliou contra as taxas dos EUA aumentando sua taxa sobre produtos americanos para 84%.

O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, cujo país atualmente ocupa a presidência rotativa do Conselho da UE, também elogiou a decisão de Trump, relata a plataforma Euractiv.

“Manter relações transatlânticas estreitas é uma responsabilidade comum de europeus e americanos, independentemente das turbulências temporárias”, escreveu ele no X. “Então, vamos aproveitar ao máximo os próximos 90 dias.”

O post UE respira aliviada com reviravolta tarifária de Trump apareceu primeiro em Portal DBO.