Revista MS

Truque do cinto de segurança no avião viraliza no TikTok; é seguro?

Dormir no avião pode ser um desafio, mas recentemente, um novo truque para descansar em pleno voo viralizou no TikTok prometendo acabar com isso.

O que diz o truque do TikTok

A técnica aconselha colocar os joelhos junto ao peito de colocar os pés na borda dos assentos. Em seguida, os passageiros devem prender os cintos de segurança nos tornozelos para segurar os pés e descansar a cabeça sobre os joelhos. Veja uma demonstração no vídeo abaixo:

@fypeditsforyou

Traveling in comfort with this simple yet effective hack – fastening the seatbelt to feet for a stress-free flight experience. 🛫💆 _ vc: @twincoast _ #CreatorSearchInsights #Park #Strong #TravelHack #FlightComfort #SeatbeltFeet #TravelTips #ComfortTravel #SmartTravel #PlaneHack #TravelComfort #FlightHacks #TravelInStyle #AirplaneComfort #TravelLifeHacks #FlyingEasy #TravelComfortably #travelingsmart

♬ Park – Tyler Hubbard

Mas será que a prática é aconselhável? A resposta é, definitivamente, não! Em uma declaração à CNN Travel, Sara Nelson, presidente da Association of Flight Attendants-CWA, que representa os comissários de bordo nos EUA, considerou a dica “extremamente perigosa”, além de proibida.

“O cinto de segurança é projetado para ficar baixo e firme no seu colo”, disse. “Isso é para melhor protegê-lo em caso de turbulência, pouso de emergência ou acidente. Isso não é apenas para sua segurança; se você não estiver devidamente afivelado, provavelmente machucará outra pessoa quando for jogado na turbulência“.

De acordo com ela, descumprir essas normas representa “uma violação de regulamentos federais e instruções de membros da tripulação”. “A recusa intencional também o sujeitará a uma multa de até US$ 35.000”, alertou.

Técnice para dormir no avião pode ter riscos para a saúde?

Nas redes sociais, algumas pessoas criticaram a técnica e demonstraram preocupações em relação ao risco de coágulos sanguíneos.

Segundo o Dr. Gilberto Narchi, cirurgião vascular do HCor (Hospital do Coração), a formação de coágulos no sangue, conhecida como trombose venosa profunda pode ocorrer em longas viagens, já que muito tempo sentado “represa a circulação sanguínea nos membros inferiores”.

Portanto, ele explica que retrair o corpo nas poltronas favorece a formação da “trombose do viajante”, como também é conhecida. Os principais sintomas são dores nas pernas, coloração do membro mais avermelhada ou arroxeada, formigamento e adormecimento. Para prevenir o problema, algumas dicas são caminhar pelo avião, usar roupas confortáveis e se hidratar.

Por fim, confira estas dicas para dormir com mais conforto no avião e se adaptar ao fuso.

The post Truque do cinto de segurança no avião viraliza no TikTok; é seguro? appeared first on Giz Brasil.