Revista MS

TRE julga último embargo contra Adriane por compra de votos; próximo passo é o TSE

Justiça Eleitoral de MS julga, nesta terça-feira (5), recurso do PDT e Democracia Cristã contra a chapa de Adriane Lopes e Camilla Nascimento. As duas são acusadas de comprar votos nas eleições de 2024 e é o último passo antes de chegar ao TSE. 

Nesta sessão de julgamento, que ocorre no Tribunal Regional Eleitoral, serão analisados os embargos de declaração (recurso contra decisão da Corte) após a prefeita e a vice terem vitória no plenário do Tribunal. Elas foram absolvidas, porém, os juízes observaram que houve compra de votos, sem a participação direta delas. 

O PDT e o DC entenderam o contrário, assim como a Procuradoria Eleitoral, que mantém a tese que quem repassou valores para a compra dos eleitores foram pessoas ligadas diretamente à prefeita e à vice. Sendo assim, seria impossível a prefeita não ter dado ordem ou, ao menos, ciência que o voto seria comprado após depósitos feitos por PIX. 

Final 

Nos bastidores, a expectativa é que a prefeita possa ter vitória na Corte Eleitoral de MS. No entanto, o caso vai para o Tribunal Superior Eleitoral – o TSE – e a composição dessa Corte não costuma dar vida fácil a quem promove troca de dinheiro por votos. Há, sim, chances da prefeita ter o registro cassado e novas eleições convocadas.