Revista MS

"Todo poema dito" une literatura e audiovisual transforma poemas em experiências multissensoriais

O jornalista e poeta Victor Barone lança neste sábado (7) seu terceiro livro de poesia, intitulado Todo Poema Dito. Com uma proposta inovadora, o autor une literatura e audiovisual para criar uma experiência poética multimodal. O livro, em formato e-book, reúne 50 poemas escritos entre 2019 e 2024, que foram transformados em vídeo-poemas por Ligia Tristão Prieto, teatróloga, cineasta e escritora, e Vini Willyan, poeta e agente cultural.

Esses vídeos representam uma nova forma de experimentação da poesia, mostrando como a combinação da palavra escrita com produções audiovisuais pode ampliar a expressão poética, tornando-a mais acessível e cativante para diferentes públicos. A partir deste sábado (7), os vídeos serão compartilhados nos canais oficiais do livro no Instagram e no YouTube, permitindo que os leitores vivenciem a obra de uma forma imersiva.

Para Barone, a junção da performance e da palavra escrita não é apenas uma extensão do texto, mas uma verdadeira “metamorfose” que acrescenta camadas de significado que, de outra forma, poderiam permanecer subentendidas. “O som da voz humana, com sua textura única, dá vida às palavras”, explica o autor. A leitura é potencializada pelo ritmo, pela entonação e pela ressonância da voz, conferindo à poesia uma pulsação dinâmica e envolvente.

Além da voz, a performance visual é crucial para o impacto da obra. Gestos, expressões faciais e movimentos corporais ampliam o alcance do poema, “dialogando” com as palavras e reinterpretando-as. Ligia Tristão Prieto ressalta que o corpo “amplifica e reinterpreta o que está implícito na palavra”, expandindo a experiência do espectador. A luz, a sombra, a música e outros elementos sonoros moldam a atmosfera de cada poema, criando uma vivência sensorial única. “O enquadramento visual pode sugerir proximidade ou distanciamento emocional, aprofundando o entendimento do texto”, afirma Jéssica, responsável pela direção de alguns dos vídeos.

Essa fusão de texto, som e imagem transforma o poema em uma experiência multissensorial. Vini Willyan, também envolvido na produção, acredita que o espectador não apenas lê, mas sente a obra, mergulhando numa vivência que mistura o intelectual com o físico, o emocional com o visual.

Todo Poema Dito conta com uma apresentação do renomado poeta sul-mato-grossense Fábio Gondim, que descreve o livro como um “inventário de chagas abertas”, onde o autor busca tentar dar pontos de esperança em um contexto de ruínas emocionais e existenciais. Segundo Gondim, Barone, ao longo das 50 poesias, faz uma reflexão sobre a distância entre o autor e seu povo, buscando “garantir sobrevida” através da poesia.

Sobre o Autor

Victor Barone, carioca radicado em Campo Grande (MS) desde 2000, é jornalista e professor. Seu primeiro livro, Outros Sentidos, foi publicado em 2009, e em 2019 lançou Poemas de Amor e Fúria. Atuante na cena poética sul-mato-grossense, Barone foi um dos idealizadores do projeto Poema na Quarentena, que, durante a pandemia, levou poesia a milhares de pessoas por meio de vídeo-poemas compartilhados nas redes sociais, em parceria com Fábio Gondim e o coletivo Tarja Preta.