Revista MS

Terreno com matagal causa insegurança e riscos à saúde no Residencial Búzios

No Residencial Búzios, em Campo Grande, os moradores têm enfrentado uma série de problemas devido ao matagal em um terreno localizado na Rua Amanda Gomes. 

Segundo a moradora Olga Martins Feitosa, de 41 anos, o mato alto e o acúmulo de lixo no local têm causado transtornos para a comunidade e elevado o nível de insegurança.

A situação começou a se agravar desde janeiro do ano passado, quando o mato cresceu e furtos de fios começaram a ser registrados. Pois o terreno tem se tornado um abrigo para usuários de drogas e criminosos, mesmo com o arame farpado colocado em volta do local.

“Tem acontecido muito furto, e a gente fica com medo de que alguém esteja se escondendo ali dentro”, afirmou Olga. 

Além disso, o matagal tem atraído animais como escorpiões e ratos, colocando em risco a saúde dos moradores. Olga compartilhou que sua cadela apareceu em casa com um rato em sua boca, que pode ter vindo do terreno baldio.

Olga também afirmou que, apesar das queixas feitas à prefeitura, nenhuma ação foi tomada até o momento. “Já fizemos reclamações desde o ano passado, mas até agora não houve nenhuma atitude por parte da administração municipal”, explicou.

Veja a nota da Prefeitura de Campo Grande:

A Semades informa que encaminhará fiscalização no local denunciado para que sejam tomadas as devidas providências. E sendo identificada a irregularidade o proprietário será Notificado para realizar a limpeza. Essa Notificação é enviada via Correios por Aviso de Recebimento (A.R.) para o endereço cadastrado nos dados do imóvel, após o recebimento do A.R. o proprietário tem o prazo de 15 dias úteis para o cumprimento da mesma. Transcorrido o prazo da notificação, o auditor fiscal da Semades retorna ao local para uma nova vistoria, caso não tenha sido cumprida a notificação, o proprietário então é autuado (multado), de acordo com o Código de Polícia Administrativa do Município. A multa neste caso varia entre R$ 3.219,00 e 12.876,00. Sendo clara a legislação em determinar que os proprietários dos imóveis lindeiros a vias e logradouros públicos, são obrigados a mantê-los limpos, capinados e drenados.

A população é orientada a formalizar sua denúncia através dos serviços de teleatendimento da Central de Atendimento 156. Além disso, a denúncia relacionada a terreno baldio pode ser realizada através da plataforma Fala Campo Grande 156, disponível para download nas lojas de aplicativo para IOS e Android e também no sítio fala.campogrande.ms.gov.br, ambos disponíveis 24h por dia.