Revista MS

SP: Presidente Prudente recebe a Feicorte 2024

Portal DBO

A região de Presidente Prudente, que detém o maior rebanho de bovinos do estado de São Paulo, com cerca de 1,6 milhão de animais, possui um importante polo pecuário e se destaca pela localização logística privilegiada com proximidade do Paraná e Mato Grosso do Sul. A Feicorte segue até o dia 23 de novembro, no Recinto de Exposições Jacob Tosello.

A programação, que terá início às 9h, conta com mais de 45 palestrantes e 40 horas de conteúdo, seis leilões, exposição e julgamentos de mais de 500 animais de 10 raças bovinas, mais de 80 empresas, degustação e harmonização de produtos artesanais paulistas, desfile de touros, área de demonstração de Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) e Beef Hour.

Nesta terça-feira (19/11), às 15h, será realizada a cerimônia de abertura oficial, que contará com as presenças do governador Tarcísio de Freitas, do secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, e de autoridades locais.

Entre os anúncios principais estão o lançamento do Sistema de Identificação Individual e Rastreabilidade de Bovinos e Bubalinos (SIRBOV-SP), da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, e a entrega de 502 títulos de regularização fundiária para pequenos, médios e grandes produtores rurais, por meio da Fundação Itesp.

Fórum Feicorte: a conta do boi

“A conta do boi” é o tema central do Fórum Feicorte, que contará com palestras abordando todas as fases do ciclo produtivo – cria, recria, engorda e comercialização, destacando em cada uma delas o caminho para produzir um animal com maior eficiência e lucratividade.

O objetivo é ajudar os produtores fazerem a “conta do boi”, avaliando se está valendo a pena financeiramente a atividade, tanto “da porteira para dentro” como “da porteira para fora”. Assim, os participantes terão informações essenciais para finalizar 2024 de forma positiva e planejar um 2025 promissor.

Uma nova marca do agro de SP e Fórum Febre Aftosa

No primeiro dia da Feicorte será realizado o painel “Uma nova marca do agro de São Paulo”, que aborda as vantagens de substituir a marca a fogo e o uso de bottom para identificação de animais.

Na sequência, o Fórum Febre Aftosa terá uma mesa-redonda com representantes da Defesa Agropecuária de estados como Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo para compartilhar experiências da retirada da vacinação contra a doença.

Beef Hour

Aumentar a percepção dos centros urbanos e dos consumidores em relação à qualidade e origem da carne brasileira: essa será a missão da Beef Hour, espaço exclusivamente dedicado aos bons projetos de produção de carne bovina brasileira, incluindo marcas de sucesso e profissionais que têm contribuído para a jornada da construção da carne de qualidade – desde a produção, passando pela indústria e pelo varejo, chegando ao consumidor. A curadoria da Beef Hour está a cargo de Roberto Grecellé.

Dentro da agenda da Beef Hour será possível conferir apresentações técnicas e dinâmicas feitas por assadores, demonstrando na prática os melhores cortes ao público.

Ao final das apresentações, estações vão servir as iguarias preparadas para que o público conheça, na ponta da língua, a qualidade da carne brasileira.

Área demonstrativa de ILPF

Uma área demonstrativa do sistema ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) estará disponível para visitação do público durante a Feicorte. Serão dois mil metros quadrados reservados para demonstrar as possibilidades de trabalho com os componentes deste sistema, com exposição de tecnologias e soluções.

A iniciativa é liderada pela CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) junto à Rede ILPF – parceria público-privada. O espaço demonstrará o sistema com plantio de eucalipto, pastagem e milho consorciado com pastagem, além de uma área com mix de adubação verde do Departamento de Sementes e Mudas da CATI.

2º Simpósio ReprodOeste – Edição Matrizes

A Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) promove no dia 22 de novembro o 2º Simpósio ReprodOeste – Edição Matrizes, com o tema “Impacto da reprodução na conta do boi”, organizado pelo grupo de estudos em Reprodução Animal da Unoeste (ReprodOeste), que envolve os cursos de graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia, além de Pós-graduação (mestrado e doutorado em Ciência Animal).

Fórum Feicorte

O Fórum Feicorte de abertura terá a participação do engenheiro agrônomo, selecionador de Nelore PO da Fazenda Araponga e fundador da Associação Confraria da Carcaça Nelore (ACCN), Shiro Nishimura, com o tema “Sucessão, Legado e Pecuária”; o zootecnista e diretor técnico da Pecuarizze, Marco Gambale que fala sobre “O boi que paga a conta”; e o presidente da Assocon, Mauricio Velloso. A mediação fica a cargo da zootecnista e pesquisadora do Instituto de Zootecnia (IZ) do Estado de São Paulo, Renata Branco.

Fórum Irrigação

Ainda no dia 19 será promovido o Fórum Irrigação, com as presenças do presidente da Rede ILPF e do Conselho de Administração da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), Francisco Matturro e do professor de Irrigação e Drenagem na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Ilha Solteira, Fernando Braz Tangerino Hernandes.

Leilões

No dia 20 de novembro, 200 touros Nelore mocho serão ofertados no 84º Leilão CV Nelore Mocho. No dia 21 de novembro é a vez do Leilão Confraria da Carcaça Nelore. No dia 23, ocorre o leilão de cavalos das raças Quarto de Milha e Paint Horse e o Leilão Mazieiro, promovido pelo Grupo Pecuária Mazieiro.

Leilão Pecuária Solidária

Uma das atrações de Feicorte é o Leilão Pecuária Solidária, uma ação que une diferentes segmentos do agronegócio em prol de arrecadação de recursos a entidades assistenciais. Esta edição do leilão, no dia 19 de novembro, vai beneficiar o Núcleo Ttere de Trabalho, localizado na cidade de realização do evento.

Fonte: Ascom Feicorte

O post SP: Presidente Prudente recebe a Feicorte 2024 apareceu primeiro em Portal DBO.