Após apelo de uma mãe para conseguir uma profissional de apoio para o filho na Escola Municipal Professora Ione Catarina Gianotti Igydio, no bairro Jardim Noroeste, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) informa que está conduzindo um novo processo seletivo para contratar um profissional de apoio que atenda o aluno Lucas Samuel Pereira Lopes, de 7 anos.
O menino foi diagnosticado com autismo, TDAH e TOD (Transtorno Opositivo Desafiador), e precisa de uma professora de apoio devido às limitações e atrasos no desenvolvimento.
Em nota, a pasta afirmou que um profissional já havia sido designado para acompanhar o estudante, mas desistiu do cargo, o que motivou a abertura de um novo processo de seleção. A secretaria ainda destacou que está “empenhada em concluir o processo seletivo com a maior brevidade possível”.
Segundo Marli, desde os primeiros anos do filho na creche já era perceptível a necessidade de apoio especializado. Hoje aluno do 2º ano, Lucas enfrenta dificuldades para aprender a ler e após solicitação de uma auxiliar a mãe foi informada na escola que precisava do laudo para fazer a solicitação na secretaria.
A ausência de apoio especializado, segundo ela, tem provocado impactos emocionais e agravado o atraso escolar do menino. “Ele se frustra. Só quero o que é direito dele”, disse a mãe ao TopMídiaNews.
A mãe conseguiu o laudo em julho e apresentou a instituição que já solicitou a Semed. “Ressaltamos que um profissional já havia sido designado para essa função, contudo, infelizmente, a profissional desistiu do cargo. Seguimos empenhados em concluir o processo seletivo com a maior brevidade possível, a fim de garantir o suporte necessário ao aluno”, garantiu a secretaria.