Os preços do milho continuam firmes no mercado brasileiro. Pesquisadores do Cepea explicam que o suporte vem da retração de vendedores, da estimativa de baixos estoques e da demanda aquecida.
A necessidade de repor estoques manteve parte dos compradores ativa no spot nacional ao longo da última semana, enquanto produtores de milho seguiram focados nos trabalhos de campo.
Segundo dados da Conab analisados pelo Cepea, o estoque de passagem da safra 2023/24, que termina agora em janeiro, foi estimado em 2,53 milhões de toneladas, bem abaixo das 4,42 milhões de toneladas projetadas em dezembro, refletindo o aumento das exportações, que foram atualizadas para 38,5 milhões de toneladas.
Soja
Os preços da soja registraram comportamentos distintos nos Estados Unidos e no Brasil na última semana.
Segundo pesquisadores do Cepea, enquanto as cotações externas foram impulsionadas por estimativas de menor produção norte-americana e pela demanda aquecida, os valores internos foram pressionados por expectativas de safra recorde no País.
De modo geral, a liquidez esteve menor nos últimos dias no Brasil, uma vez que o remanescente da safra 2023/24 é baixo e a colheita da temporada 2024/25 ainda está no início, ainda conforme explicam pesquisadores do Cepea.
Quanto à temporada 2024/25 brasileira, o USDA mantém a projeção de 169 milhões de toneladas de soja, um recorde e 10,5% acima do volume da safra passada.
A Conab indica que devem ser produzidas 166,33 milhões de toneladas, também um recorde.
Revista DBO
A edição de dezembro de 2024 da Revista DBO está ABERTA e disponível para leitura. Na capa, a reportagem “Antecipasto: capim mais cedo e por mais tempo” abre o Especial de Pastagens da DBO. LEIA AQUI!
DBO Play
No DBO Play, nossa marca no YouTube, além da reprise do programa diário Terraviva DBO na TV, você encontra nossos programas semanais como Mercado Pecuário, as entrevistas do DBO Destaca, as lives do DBO em Foco sobre reportagens da revista, além de nosso podcast, o BoiCast DBO, uma conversa descontraída com nomes importantes da pecuária. Mais vídeos sobre pecuária? Está tudo no DBO PLAY.
O post Retração vendedora, baixo estoque e demanda aquecida sustentam preços do milho apareceu primeiro em Portal DBO.