Revista MS

Publicadas novas DEPs de eficiência alimentar para touros Angus

Embrapa

A Associação Brasileira de Angus, a Embrapa Pecuária Sul, a Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) e a BioData Ciência de Dados anunciam novos resultados de DEPs (Diferença Esperada da Progênie) para eficiência alimentar da raça Angus.

Foram incorporados à base de dados informações sobre 538 animais com fenótipos obtidos nas Provas de Eficiência Alimentar (PEA), dos quais 428 com genotipagem. A última atualização contou com informações da última PEA, realizada no ano de 2024, através de parceria entre a Angus e a Embrapa.

“Identificar animais que ganham peso de forma mais rápida ou que atingem o peso desejado com menor consumo de alimentos possibilita que os pecuaristas otimizem a produção, reduzindo custos e o impacto ambiental”, explica o chefe-geral e pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso.

A PEA (Prova de Eficiência Alimentar) é uma metodologia de avaliação genética de bovinos de corte realizada em ambiente de confinamento. Durante 45 dias, os animais são submetidos a alimentadores eletrônicos para medir o consumo individual de alimentos.

Os principais parâmetros avaliados são o Consumo Alimentar Residual (CAR) e o Ganho de Peso Residual (GPR), sendo considerados mais eficientes os touros com CAR negativo e GPR positivo.

Acrescida à PEA, vem a seleção genômica, que consiste na coleta de material biológico dos animais que participaram da prova para genotipagem. Os resultados, os marcadores SNPs, foram incorporados à avaliação, contribuindo para o aumento da população de referência (animais com fenótipo e genótipo) para característica de eficiência alimentar.

“Esse é mais um ano de pesquisas e queremos expandir ainda mais nossa população de referência da raça, garantindo que tenhamos dados abrangentes e com alta acurácia para impulsionar o melhoramento genético”, acrescenta Mateus Pivato, gerente de fomento da Angus.

A superintendente de Registro da ANC, Silvia Freitas, comenta que este é mais um resultado que as ferramentas de tecnologia, através destas parcerias, consegue entregar para o pecuarista.

“É mais uma maneira que o criador tem de selecionar animais melhoradores. Neste caso estamos falando muito em economia também, porque são animais mais eficientes, ou seja, consomem menos e conseguem produzir mais, então isto vem diretamente relacionado à lucratividade das propriedades. Através da parceria dos nossos criadores, que acreditam na pesquisa e entregam os seus animais para essas provas, é que a gente obtém agora mais um resultado lançado pelo Promebo com esta parceria”, destaca, acrescentando que, ao lado desta novidade, existem inúmeras outras ações no qual a entidade conta com os criadores parceiros para lançar em 2025.

A lista com os touros jovens nascidos, contabilizando um total de 428 reprodutores com fenótipo coletado nas provas de eficiência alimentar e genotipados, além da lista de 45 touros pais genotipados com 2 ou mais filhos avaliados, está no sistema da Herd-Book Collares, que pode ser acessado AQUI.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Angus

O post Publicadas novas DEPs de eficiência alimentar para touros Angus apareceu primeiro em Portal DBO.