O escopo do projeto é estudar os hábitos de nidificação das abelhas solitárias, aprofundando o entendimento sobre as preferências e os requisitos desses polinizadores fundamentais.
Estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro, em Aquidauana, bolsistas do Projeto PICTEC(Programa de Iniciação Científica e Tecnológica), foram premiados na Feciaq (Feira de Ciências e Inovação de Aquidauana), com projeto intitulado “Preferência de nidificação de abelhas solitárias em madeiras provenientes de árvores nativas e exóticas”.
O projeto da CEJAR foi premiado com o 1º lugar na categoria Ciências Biológicas do Ensino Médio,”parabenizamos esses jovens cientistas pelo trabalho dedicado e importante para a biodiversidade e sustentabilidade”, menciona diretora Cristiane Niz Barcelos.
O escopo do projeto “Preferência de nidificação de abelhas solitárias em madeiras provenientes de árvores nativas e exóticas”, é estudar os hábitos de nidificação das abelhas solitárias, aprofundando o entendimento sobre as preferências e os requisitos desses polinizadores fundamentais.
Tais conhecimentos científicos são de suma importância para o conhecimento, tanto da comunidade escolar quanto do público em geral, sobre as abelhas solitárias contribuindo para a preservação e o manejo adequado das mesmas no ambiente urbano em uma área ecologicamente relevante que é o Ecótobo Cerrado/Pantanal.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar