Visando incentivar o bom desempenho dos estudantes da Rede Municipal de Ensino (REME), o vereador Professor André Luis protocolou um projeto de lei na Câmara dos Vereadores para criar o programa “Aluno Nota Dez” em Campo Grande (MS).
De acordo com o texto proposto, o programa premiará os melhores alunos de cada série ao final do letivo. Além das notas em sala de aula, também serão considerados outros aspectos como diferenciais para que o estudante receba a premiação.
Assim, além do desempenho exemplar nas disciplinas eletivas, a participação em atividades extracurriculares, como eventos sociais, culturais e esportivos promovidos pela instituição de ensino, frequência mínima de 95% nas aulas, bem com um bom relacionamento com a comunidade escolar e colaboração para a preservação do patrimônio público também irão contar pontos.
Ainda segundo a proposta, os resultados deverão ser apurados pela própria escola, verificando quais alunos atingiram os objetivos. Em caso de desistência ou não interesse em participar, o discente deverá ser substituído pelo melhor colocado subsequente.
Ao final do ano, os alunos escolhidos serão diplomados e receberão medalha pelo mérito alcançado. A premiação e homenagens serão feitas em sessão solene no plenário da Câmara Municipal de Campo Grande.
Na justificativa apresentada junto ao projeto de lei, André Luis defende que a premiação “Aluno Nota Dez” é uma forma de estimular a participação e engajamento dos estudantes tanto em sala de aula e nas dependências da escola quanto fora, já que o respeito ao próximo, a responsabilidade social, a disciplina e civilidade também serão levados em conta no momento da avaliação.
O vereador ainda lembra da importância de buscar meios de incentivar a educação e bons costumes entre as crianças e adolescentes, uma vez que as boas práticas, tanto na vida particular quanto pública, é uma das setas norteadoras para uma sociedade melhor.
“A educação é fundamental não apenas para o desenvolvimento individual, mas também coletivo, como ferramenta transformadora da sociedade. A premiação proporciona visibilidade aos talentos locais e reforça a importância do investimento na educação, como pilar fundamental para o desenvolvimento social e econômico do município”, ressalta o parlamentar.
O projeto começará a tramitar na Casa de Leis e, após apreciado e aceito pelas comissões pertinentes, será colocado em plenário para a votação de todos os vereadores. Se aprovado, irá para o Gabinete da prefeita, que pode ou não o sancionar.
Confira o projeto de lei na íntegra: https://profandreporvc.com.br/projeto-de-lei/pl-aluno-nota-dez/
Ana Clara Santos
Assessoria de Imprensa do Vereador