O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30) um decreto que impõe uma tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros, elevando o total para 50%.
Leia AQUI o decreto publicado pela Casa Branca.
No documento, Trump cita que a ordem é justificada por uma “emergência nacional” em razão das políticas e ações “incomuns” e “extraordinárias” do governo brasileiro que, segundo o republicano, prejudicam empresas americanas, os direitos de liberdade de expressão dos cidadãos dos EUA e a política externa e a economia do país, de modo geral. As informações são da CNN Brasil.
De acordo com a Agência Brasil, o documento assinado por Trump, elevando o valor da tarifa de importação de produtos brasileiros para 50%, traz cerca de 700 exceções, como suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, incluindo seus motores, peças e componentes.
Também ficaram de fora do tarifaço produtos como polpa de madeira, celulose, metais preciosos, energia e produtos energéticos e fertilizantes. No entanto, café, frutas e carnes não estão entre as exceções aplicadas pelos Estados Unidos e serão taxados em 50%.
Segundo o documento, as taxas entram em vigor em sete dias, ou seja, dia 6 de agosto. Mercadorias que estão em trânsito para os Estados Unidos também ficarão de fora da taxação.
A Câmara Americana de Comércio para o Brasil – Amcham Brasil, a partir de dados oficiais da USITC, calculou que a lista de exceções publicada pelo governo dos Estados Unidos contempla 694 produtos, representando US$ 18,4 bilhões em exportações brasileiras no último período apurado (2024).
O valor corresponde a 43,4% do total de US$ 42,3 bilhões exportados pelo Brasil para os EUA, de acordo com a análise da entidade. Embora essas exceções atenuem parcialmente os efeitos da tarifa de 50% anunciada, a Amcham reforça que ainda há um impacto expressivo sobre setores estratégicos da economia brasileira.
Confira a lista dos principais produtos do Brasil que foram excluídos (isentos) da nova tarifa sobre importações para os EUA (Fonte: Scot Consultoria)
Castanhas-do-brasil com casca, frescas ou secas; Polpa de laranja; Sucos de laranja congelados e não congelados, com diferentes especificações; Mica bruta; Minério de ferro, aglomerado e não aglomerado; Minério de estanho e concentrados; Diversos tipos de carvão, linhito, turfa, coque, gás de carvão e outros derivados minerais; Gases naturais, propano, butano, etileno, propileno, butileno, butadieno; Matérias-primas de alumínio, silício, óxido de alumínio, potassa cáustica; Diversos produtos químicos, fertilizantes, cera, resíduos petrolíferos; Madeira, cortiça aglomerada, polpa química de madeira, polpa de algodão, polpa de fibras vegetais, celulose; Prata e ouro, na forma de lingote ou dore; Ferro-gusa, ligas de ferro, ferronióbio, e outros produtos primários de ferro e aço; Linhas, tubos e conexões de uso industrial, vários tipos de metais, borracha e plásticos para aviação civil; Diversos artigos de uso aeronáutico (pneus, motores, peças, turbinas etc. – “civil aircraft only”); Insumos para papel, papelão, celulose, artefatos de papel/papelão; Alguns tipos de pedras, fibras, crocidolita, amianto, misturas de fricção; Fertilizantes minerais e químicos de diversos tipos.
Obs: Em geral, minerais, produtos energéticos, metais básicos, fertilizantes, papel e celulose, alguns produtos químicos e bens para aviação civil estão isentos da tarifação adicional.
DBO Play
No DBO Play, nossa marca no YouTube, além da reprise do programa diário Terraviva DBO na TV, você encontra nossos programas semanais como Mercado Pecuário, as entrevistas do DBO Destaca, as lives do DBO em Foco sobre reportagens da revista, além de nosso podcast, o BoiCast DBO, uma conversa descontraída com nomes importantes da pecuária.
Mais vídeos sobre pecuária? Está tudo no DBO PLAY.
Hora da Reposição
Confira também, toda sexta-feira, uma nova edição do programa Hora da Reposição. A cada semana, o repórter Ivaris Junior explora a situação do mercado e tendências da comercialização de gado geral nas diferentes regiões com entrevistas com leiloeiros e especialistas do setor.
O post Presidente dos EUA assina decreto que oficializa tarifa de 50% ao Brasil apareceu primeiro em Portal DBO.