Com 60 dias de nascidos, seis filhotes da cadela Laika começaram a ser entregues a diferentes corporações do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro para iniciarem os treinamentos para serem os novos cães de busca que atuaram por todo o país.
As quatro fêmeas e dois machos, nascidos em agosto deste ano, são descendentes de Laika e de um cão policial do Batalhão de Choque da Polícia Militar, ambos da raça pastor holandês. Dentre eles, três farão parte da equipe de cães de busca do Corpo de Bombeiros de MS, enquanto os demais serão direcionados a outras instituições no Brasil.
Na terça-feira (29), durante uma cerimônia simbólica no gabinete do Comandante-Geral do CBMMS, Coronel Frederico Reis Pouso Salas, foi feita a apresentação oficial dos filhotes, com um deles sendo entregue ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.
“Um dia, Laika foi doada pela Polícia Militar de Santa Catarina, e agora ela trouxe filhotes para o Brasil. Assim como recebemos Laika, hoje repassamos esses filhotes para nossos colegas bombeiros, pois somos todos parte de um mesmo Brasil. Este filhote está sendo entregue para salvar vidas no Rio de Janeiro. De Mato Grosso do Sul para o Brasil”, declarou o Comandante-Geral ao realizar a entrega ao Cabo Dos Santos, do CBMERJ.
Segundo o Sargento Kalunga, responsável por Laika, a expectativa é que todos os seis filhotes sejam tão competentes quanto seus pais, que são especialistas em buscas e resgates.
“Tivemos um cuidado intenso com ela, preparando a casa para um trabalho de parto seguro, com acompanhamento veterinário constante antes, durante e após o nascimento, com mais de um profissional e vigilância 24 horas”, detalha.
Os três novos cães de busca do CBMMS foram nomeados Cristal, que será conduzida pelo Sargento Kalunga, Ákila, que ficará sob a responsabilidade do Soldado Humberto; e Kiara, que será acompanhada pelo Soldado Francisco. Esses duos são conhecidos como binômios, que consistem na parceria entre condutor e cão de busca.
Em situações de busca e salvamento, os binômios atuam sempre em conjunto, sendo essencial a relação de confiança adquirida durante os treinamentos.
Mamãe Laika
Laika ganhou destaque no Brasil após participar das operações de resgate durante as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul no início de 2024, agora retorna ao trabalho e terá a companhia de três de seus filhotes.
“Ela já está pronta para as operações de busca e iniciamos os treinamentos com ela. Não vai se aposentar ainda; ela terá um papel de mentora para os novos cães. Se Laika é uma excelente cadela de busca, nosso objetivo é fazer com que os filhotes sejam ainda melhores”, conclui Kalunga.
Your browser does not support HTML5 video.