Operação contra 'gato' flagrou dez pessoas furtando energia elétrica na manhã desta quinta-feira (10), em Três Lagoas, a 326 quilômetros de Campo Grande. Duas pessoas foram presas em flagrante, pela prática do crime de furto de energia.
Denominada Operação Apagão, a ação foi deflagrada pela Delegacia Regional de Polícia Civil e pela Unidade Regional de Perícias e Identificação de Três Lagoas, objetivando o combate ao crime de furto de energia elétrica, através da fiscalização de diversos estabelecimentos comerciais e imóveis residenciais, distribuídos por todo o município.
A ação contou também com o trabalho conjunto de diversas equipes da concessionária de energia elétrica Neoenergia Elektro. Durante a operação, coordenada pela SIG (Seção de Investigação Geral), foram empenhados mais de 30 policiais civis de todas as delegacias do município.
Todas as unidades consumidoras fiscalizadas, num total de dez imóveis, entre eles lojas de conveniências, padarias, mercados, peixarias, além de residências, apresentavam irregularidades. Os autores foram conduzidos às delegacias do município e indiciados pela prática dos crimes de furto qualificado ou estelionato, com penas máximas de até oito anos de reclusão, conforme o caso específico.
Conforme explicado pela concessionária Neoenergia Elektro, o volume de energia elétrica recuperada é suficiente para abastecer cerca de 3.300 residências pelo período de um mês. Já com relação aos impostos que deixaram de ser arrecadados, o montante ultrapassa a importância de R$ 100 mil.
A Polícia Civil informou que esta é a segunda operação desta natureza no município, e que o combate aos crimes de furto de energia elétrica, bem como de fiscalização da regularidade das unidades consumidoras serão deflagradas de maneira rotineira e constante.