Revista MS

Número de tentativa de feminicídio cai em MS e polícia apresenta alta em resolução de casos (vídeo)

Um balanço divulgado pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS) aponta uma redução significativa no número de tentativas de feminicídio em todo o estado. Até 18 de dezembro, MS tem registrado 85 casos de tentativa de feminicídio que, quando comparado com 2023, com 111 casos, apresenta uma redução de cerca de 23%. 

Além do número de tentativas, a DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) informou sobre um pequeno aumento no número de feminicídios consumados, subindo de 30 casos, em 2023, para 31, em 2024, até a data da apresentação dos dados. Apesar dos casos registrados em todo o estado, a Polícia Civil tem trabalhado para a resolução dos casos e prisão dos autores. 

Em 2024, a DEAM conseguiu alcançar um percentual de 99% de resolução dos casos, faltando prender apenas o acusado de um dos casos, Ronaldo Assad, que permanece foragido. Em Campo Grande, a situação é alarmante: 9 feminicídios consumados e 17 tentativas no ano de 2024, enquanto em 2023 o número de feminicídios consumados foi de 7.

A Polícia Civil tem intensificado ações para combater a violência doméstica, e na manhã desta quarta-feira (18), a Operação “Aurora” foi realizada em todo o estado, com 33 pessoas presas até o momento. Um dos detidos, de 33 anos, foi preso em Campo Grande, acusado de ameaça, lesão corporal e injúria contra a mulher, em um caso ocorrido no Noroeste do estado. A operação, que envolve cerca de 50 policiais civis, será encerrada às 17 horas.

Além disso, a inauguração da 47ª Sala Lilás, no município de Coronel Sapucaia, ocorreu nesta terça-feira (17), com o objetivo de oferecer suporte e acolhimento às mulheres vítimas de violência. O local busca ampliar a rede de atendimento e combater a violência de gênero em diversas regiões do estado.

Em Três Lagoas, por outro lado, houve um aumento no número de casos de estupros, o que também exige uma ação mais efetiva das autoridades para coibir esses crimes. Ao longo de 2023, a DEAM conduziu mais de cinco operações em todo o estado para combater a violência contra a mulher, com destaque para a de hoje, que conta com a participação de policiais civis de diversas localidades.

O cenário é complexo, mas as autoridades seguem firmes na busca por justiça e pelo apoio às mulheres vítimas de violência, com ações de repressão, prevenção e apoio psicológico.

 

 

URGENTE: Polícia Civil prende autores de violência contra mulheres na capital
Posted by TopMídia News on Wednesday, December 18, 2024