Revista MS

Nota de Esclarecimento – Laboratório Microsules do Brasil

Portal DBO

A redação da DBO recebeu uma Nota de Esclarecimento do Laboratório Microsules do Brasil, sobre a reportagem “Reforço na luta contra a brucelose e tuberculose”, publicada no Portal DBO e de autoria do repórter Renato Vilella.

Na nota, a empresa cita as declarações do diretor-presidente do Tecpar a respeito dos kits de diagnósticos para brucelose e tuberculose.

Confira a seguir a Nota de Esclarecimento, na íntegra:

Com mais de 30 anos de operação no mercado brasileiro, o Laboratório Microsules do Brasil é reconhecido por sua capacidade de oferecer ao mercado nacional medicamentos veterinários importados, com padrão de qualidade certificada.

Seu portfólio de produtos – que inclui kits de diagnósticos para brucelose e tuberculose – também possuem um padrão de qualidade de excelência, com todas as etapas e processos produtivos supervisionados, analisados e validados pelo Ministério da Agricultura (MAPA).

A fiscalização começa pela habilitação da fábrica da Microsules que possui Certificado de Boas Práticas de Fabricação e passa pelo registro destes kits ou de qualquer produto, e, ainda, cada lote produzido e comercializado no mercado brasileiro é testado e aprovado previamente pelo LFDA (Laboratório Federal de Defesa Agropecuária).

São avaliados pelo MAPA, nos kits de diagnósticos, indicadores que comprovem a esterilidade, parâmetros físicos – químicos, inocuidade, sensibilidade e potência biológica. Caso não haja aprovação do produto em um ou mais critérios de análise, o produto é recolhido, sua comercialização é proibida, o produto deve ser inutilizado e descartado seguindo as vias autorizadas pela legislação vigente.

Diante dos grandes esforços de nossa empresa e das autoridades brasileiras em garantir a oferta de produtos seguros e eficazes para prevenção de doenças com grande impacto para saúde animal e humana, como são os casos da brucelose e tuberculose, nos causou surpresa e indignação a declaração do diretor-presidente do Tecpar em que falta padrão de qualidade nos kits importados, acusando, ainda, de que casos de falsos positivos foram detectados na região de Castro em virtude da “baixa qualidade dos kits”.

Neste sentido, apelamos à sensibilidade e ao compromisso do Portal DBO com a ética jornalística a nos conceder espaço para esta Nota de Esclarecimento. Ainda que o diretor-presidente do Tecpar não tenha citado nominalmente a Microsules, como um dos maiores e mais relevantes fornecedores de kits de diagnósticos do país, nos sentimos na obrigação de manifestar nosso ponto de vista e esclarecer aos leitores do Portal DBO a respeito da confiabilidade dos nossos produtos e da capacidade técnica do Ministério da Agricultura em avaliar os produtos veterinários disponíveis no mercado brasileiro.

Por fim, gostaríamos de pontuar que não é verdadeira a informação de que há um déficit de kits no mercado nacional. A demanda existente vem sendo atendida com tranquilidade pelas empresas que atualmente fabricam os kits.

No mais, agradecemos a atenção da redação do Portal DBO. Parabenizamos o veículo pelo importante trabalho prestado na imprensa especializada com qualidade e postura ética altamente reconhecida pelo mercado.

Atenciosamente,
Dr. Ruben Sosa
Diretor Geral da Microsules do Brasil

O post Nota de Esclarecimento – Laboratório Microsules do Brasil apareceu primeiro em Portal DBO.