A vida de Waldineyde Machado de Arruda, de 42 anos, é uma verdadeira maratona de trabalho com cinco funções diferentes: vigilante, motorista de aplicativo, serviços gerais, faxineira e cuidadora de idosos.
Segundo ela, essa rotina intensa reflete não apenas a necessidade de sustentar a casa, mas também uma paixão pelo dia a dia intenso.
Neyde começa o seu dia às 5h, pegando passageiros até às 7h, antes de começar o expediente formal. Em seguida, ela trabalha como funcionária de uma empresa terceirizada que presta serviços gerais para um banco, das 7h às 16h.
Além do trabalho fixo, ela faz diárias como segurança, cuidando de eventos como aniversários e concursos. Uma função que ela gostaria que fosse fixa, mas pela falta de oportunidade, esse desejo ainda não foi realizado.
Neyde também oferece seus serviços como cuidadora de idosos e, quando tem tempo livre, volta a trabalhar como motorista de aplicativo.
A dedicação ao trabalho não é apenas uma questão de necessidade financeira, mas também de filosofia de vida. Para ela, o trabalho constante é uma forma de garantir estabilidade e alcançar os seus objetivos pessoais.
A experiência de enfrentar dificuldades financeiras a motivou a não desistir, e ela, que hoje possui uma casa própria e um carro financiado, faz questão de passar esse exemplo de resiliência para o filho.
Mesmo com os dias cheios, a multifunções Neyde consegue intervalos para cuidar de sua casa, onde mora com o marido e o filho.
“Eu não consigo ficar parada. E, mais importante, não adianta ficar reclamando, é preciso correr atrás”, afirmou. Apesar de sua rotina cheia, Neyde faz questão de manter a convivência familiar. Ela se considera uma pessoa muito ligada à família e, sempre que possível, dedica suas folgas há momentos com o marido e o filho.