O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Gerson Claro (PP), está na Ásia integrando a comitiva oficial do Governo do Estado em uma missão internacional que percorre Índia, Japão e Singapura. O objetivo é promover os produtos sul-mato-grossenses, atrair investimentos privados e divulgar o potencial logístico da Rota Bioceânica — um novo corredor comercial que liga o Brasil ao Oceano Pacífico por meio de portos no Chile.
A viagem segue até a próxima semana e, segundo os organizadores, tem como uma das prioridades a apresentação da Rota Bioceânica como alternativa eficiente para o comércio entre a América do Sul e a Ásia. O trajeto pode reduzir em até 25% o tempo de entrega de mercadorias e diminuir significativamente os custos logísticos.
“O Mato Grosso do Sul se posiciona como protagonista nesse novo cenário global, e a presença do Parlamento estadual em uma missão como essa é fundamental para garantir a construção de uma política de desenvolvimento duradoura, com base em parcerias internacionais sólidas”, destacou Gerson Claro.
Na Índia, a comitiva já participou de encontros com empresários e autoridades locais. Em Mumbai, capital do estado de Marahastra, o grupo apresentou a proposta da rota a gigantes industriais como a Mahindra, fabricante global de tratores e equipamentos agrícolas. O impacto positivo chamou atenção dos empresários indianos pelas vantagens logísticas e estratégicas oferecidas pelo Estado brasileiro.
Além de Gerson Claro, integram a missão o governador Eduardo Riedel, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o secretário de Desenvolvimento, Jaime Verruck, o superintendente do Sebrae-MS, Cláudio Mendonça, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e vice-presidente da Famasul, Maurício Saito, e o diretor de Relações Internacionais da Fiems, Aurélio Rolim.