Mato Grosso do Sul passa a integrar, a partir de 2026, o Dia D Binacional de Imunização, ação conjunta com o Paraná e o Paraguai que visa ampliar a cobertura vacinal e fortalecer as ações de vigilância em saúde nas regiões de fronteira.
O acordo foi assinado na sexta-feira (31), durante o III Encontro Internacional de Saúde nas Fronteiras Brasil-Paraguai, realizado na cidade paraguaia de Salto del Guairá. Participaram do evento representantes da Secretaria de Estado de Saúde de MS (SES-MS), Secretaria de Saúde do Paraná, Ministério da Saúde, Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do Governo do Paraguai.
O documento consolida avanços iniciados em abril deste ano, durante o II Encontro em Ponta Porã, quando foi pactuado o Projeto de Monitoramento para Vigilância em Saúde na Fronteira Brasil-Paraguai.
Segundo a secretária-adjunta de Saúde de MS, Crhistinne Maymone, o acordo reforça o compromisso do Estado em proteger as populações de fronteira e promover resposta conjunta a demandas sanitárias, integrando ações de vigilância, imunização e atenção à saúde.
“A iniciativa fortalece a troca de informações epidemiológicas, a capacitação de profissionais e a resposta rápida a emergências sanitárias. Mato Grosso do Sul desempenha papel central na cooperação em saúde nessa região”, afirmou Maymone.
Para o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, a harmonização das campanhas de vacinação é um passo importante na cooperação transfronteiriça. “As regiões de fronteira exigem um olhar especial. Essa ação conjunta garante que todos tenham acesso à imunização, independentemente do lado da fronteira em que estejam”, disse.
O modelo de atuação desenvolvido no MS poderá servir como piloto para outras fronteiras brasileiras, segundo Sandro Terabe, gerente do Cieges (Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do SUS) do Conass.
O encontro contou ainda com a participação do vice-ministro da Saúde e Bem-Estar Social do Paraguai, José Ortellado, do coordenador nacional de saúde de fronteiras do Paraguai, Juan Carlos Coronel, e representantes de Itaipu Binacional, do município de Foz do Iguaçu e da 20ª Regional de Saúde de Toledo.



