Revista MS

Microsoft vai usar IA para reviver jogos clássicos de Xbox

Nesta semana, a Microsoft apresentou o Muse, um novo modelo de inteligência artificial (IA). Segundo a empresa, ele é capaz de gerar gráficos e controles de games. A empresa já fez demonstrações da capacidade da nova ferramenta que, além de auxiliar no desenvolvimento, pode ajudar a preservar jogos antigos.

“Acreditamos que isso pode mudar radicalmente como preservamos e vivenciamos jogos clássicos no futuro e torná-los acessíveis a mais jogadores. Imaginar que jogos amados perdidos no tempo e no avanço do hardware poderiam um dia ser jogados em qualquer tela com o Xbox é uma possibilidade empolgante para nós”, afirmou Fátima Kardar, vice-presidente corporativa de IA de jogos.

O objetivo da divisão de jogos eletrônicos é utilizar o modelo para auxiliar na portabilidade de games clássicos do Xbox para plataformas mais modernas.

Preservação de games

No ano passado, a presidente do Xbox, Sarah Bond, revelou em um comunicado interno — posteriormente vazado — que a empresa havia criado uma equipe totalmente dedicada à preservação de games. De acordo com a executiva, o objetivo da equipe é garantir que gerações futuras possam desfrutar sem problemas da atual biblioteca de jogos.

O novo modelo de IA da Microsoft é um passo importante rumo a este objetivo. O Chefe da divisão de games da empresa, Phil Spencer, também expressou seu entusiasmo após o anúncio da ferramenta. “Você poderia imaginar um mundo onde, a partir de dados de gameplay e vídeo, um modelo pudesse aprender jogos e realmente torná-los portáteis para qualquer plataforma de execução. Eu acho isso emocionante”, disse Spencer.

Embora o Muse pareça realmente útil para auxiliar na portabilidade de jogos antigos para consoles Xbox mais modernos, muitos desenvolvedores temem que o recurso de IA seja utilizado para reduzir custos no processo de produção de games e resulte na demissão de vários profissionais altamente qualificados.

Além disso, há um temor em criticar publicamente esses esforços da Microsoft. Porém, muitos desenvolvedores da indústria têm medo de sofrerem retaliação por dizer o que realmente acham do modelo de IA.

The post Microsoft vai usar IA para reviver jogos clássicos de Xbox appeared first on Giz Brasil.