O holandês Max Verstappen, deu um show a parte no circuito de Interlagos, em São Paulo, realizado neste domingo (03) e mostrou para o mundo o porquê de aos 27 anos, ser tricampeão da Fórmula 1.
Mesmo embaixo de uma forte chuva, Verstappen saiu da 17ª posição, ultrapassou todo mundo e venceu com sobras o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.
Segundo a ESPN, Foi a segunda vez seguida que ele ganhou no Brasil e, de quebra, acabou com um jejum de dez provas e quatro meses sem triunfar. Agora, na disputa do título, Verstappen, que ganhou 26 pontos (25 pela vitória e 1 pela volta mais rápida), soma no total 393 contra 331 de Norris (somou apenas oito).
A diferença foi para 62, significa que Verstappen pode ganhar o tetracampeonato já na próxima etapa, em Las Vegas. Para isto, precisa somar ao menos 2 pontos a mais que o inglês na corrida dos Estados Unidos, fazendo a vantagem ser ao menos de 60.
O monegasco Charles Leclerc, da Ferrari e que chegou em quinto, é o terceiro com 307, mas agora sem qualquer chance de ganhar o título (pode igualar o holandês em pontos, mas ainda assim perderia em número de vitórias), mesma situação do australiano Oscar Piastri, da McLaren, que tem 262. Só os quatro começaram o GP no Brasil na disputa.
No Mundial de Construtores, a McLaren foi a 593 pontos contra 557 da Ferrari e 544 da Red Bull. O grande salto foi, claro, da Alpine, que com seus dois carros no pódio saiu do penúltimo lugar para o sexto, com 49 pontos – a Hass é a sétima com 46, e a Sauber segue em último sem qualquer ponto.
Lewis Hamilton, com sua Mercedes, cruzou apenas em décimo lugar, enquanto seu parceiro de equipe, o inglês George Russel, e o que ficou. As três últimas corridas de 2024 estão agendadas, pela ordem, para 23 de novembro em Las Vegas (Estados Unidos), 1º de dezembro em Lusail (Qatar) e 8 de dezembro em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos).