
Faleceu na noite deste domingo, 23 de março, Antônio Martins Bastos Filho, pecuarista da Cabanha São Bibiano, em Uruguaiana (RS), e entusiasta das raças bovinas Angus e Brangus, além da equina Crioulo. O criador também era zootecnista de renome.
Antoninho, como era tratado pelos amigos, foi presidente da Associação Brasileira do Angus e Ultrablack por quatro mandatos. Em nota assinada pelo próprio líder atual das raças, José Paulo Cairoli, a entidade se manifestou:
“Sua dedicação, ensinamentos e valores dignos seguirão como legado na história da Associação e na memória de todos que tiveram o privilégio de sua convivência. Nossa solidariedade aos familiares e amigos neste momento de despedida”.
Foi ainda grande aficionado pela raça Brangus, com reconhecido trabalho de seleção genética. Também foi jurado de grandes exposições. O presidente da Associação Brasileira de Brangus, Antonio Carlos Corrêa Osório, também se manifestou.

OUÇA o depoimento de Cacaio Osório
Para completar, o pecuarista tinha grande paixão por cavalos. Ele implantou um processo de seleção premiado, vencendo provas em diferentes praças, da raça Crioula, onde ajudou a estabelecer o circuito “Freio de Ouro”.
Selecionador e escritor, José Antônio Marques Fagundes, mais conhecido como Tunico Fagundes, foi um grande parceiro de Antoninho com inúmeras passagens para lembrar. Militaram juntos na ABCCC, entidade do cavalo Crioulo.

OUÇA o depoimento de Tunico Fagundes
Antoninho tinha 85 anos. Seu corpo foi velado na sala 1 do Memorial Ângelos Uruguaiana (Rua Padre Anchieta, 3085); o sepultamento estava marcado para o mesmo local nesta segunda-feira, 24.
O post Luto: pecuária perde o criador Antônio Martins Bastos Filho apareceu primeiro em Portal DBO.