Aprovação baixa da Gestão Lula 3 se refletiu em pesquisa que ele perderia para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) caso a eleição presidencial fosse hoje, terça-feira (18). O levantamento foi feito pelo Paraná Pesquisas.
O detalhe é que a esposa de Jair Bolsonaro é estreante, ou seja, nunca disputou nenhum cargo eletivo. Na pesquisa, Michelle aparece com 42,9% das intenções de voto contra 40,5% de Lula. Apesar dela aparecer à frente do petista, há um empate técnico, pois a margem de erro do levantamento é de 202 pontos percentuais.
Porém, segundo a Revista Infomoney, apesar desse desempenho, Lula ainda lidera no primeiro turno. No cenário estimulado, ele tem 34,1% das intenções de voto, enquanto Michelle marca 27,2%.
Pesquisa
O Paraná Pesquisa testou diversos cenários para a corrida presidencial de 2026. O principal foi entre o ex e o atual presidente da República, Jair Bolsonaro e Lula. O militar da reserva venceria a disputa com 45,1% dos votos, contra 40,2% do petista. Brancos, nulos ou nenhum foram 10,7% e não sabe ou não opinou somaram 4%.
Lula x Tarcísio
Nessa disputa, o governador de SP e o presidente empatam tecnicamente. Lula aparece com 41,1% e Tarcísio Gomes de Freitas com 40,8%. Brancos, nulos ou nenhum foram 13,6% e não sabe ou não opinou somaram 4,5%.
A sondagem testou os nomes de Ciro Gomes, Ronaldo Caiado, Eduardo Leite, Helder Barbalho e até o cantor sertanejo Gusttavo Lima.
A pesquisa foi encomendada pelo PL, partido de Jair Bolsonaro e ouviu 2.010 eleitores em 26 estados e no DF, dos dias 13 a 16 de fevereiro. O nível de confiança é de 95%.