Revista MS

'Laranja' de Claudinho foi preso no Caiobá; operação investiga rombo de 20 milhões

Cleiton Nonato Correa, de 38 anos, é um dos presos da quarta fase da Operação “Tromper”, que investiga fraudes em licitações que ocorreram no município de Sidrolândia. A ação policial foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5), na Capital e também em Sidrolândia.

Dono da empreiteira CG Obras de Pavimentação Asfáltica, Nonato é apontado como ‘laranja’ do ex-vereador de Campo Grande, Claudinho Serra, que também foi preso na operação. Cleiton foi localizado em uma residência no bairro Portal Caiobá, em Campo Grande. 

Além do ex-vereador e do empresário, Carmo Name Júnior é o outro detido durante a ação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado).

A investigação aponta a existência de uma organização criminosa voltada a fraudes em licitações e contratos administrativos com a prefeitura de Sidrolândia, incluindo contratos milionários com empresas atuantes no ramo de engenharia e pavimentação asfáltica.

Segundo o Ministério Público, a atuação da organização criminosa permaneceu ativa mesmo após a deflagração das operações anteriores e a aplicação de medidas cautelares. Um dos alvos é o ex-vereador Claudinho Serra, que recebeu as equipes de investigação em um apartamento na Rua da Paz, na Capital.

A nova fase decorre do desdobramento das investigações, onde foram reunidos diversos elementos que, conforme o Gaeco, comprovam o pagamento de vultosas quantias de propina a agentes públicos, além dos crimes de ocultação e dissimulação da origem ilícita de valores provenientes dos crimes antecedentes.

Os contratos já identificados e objetos da investigação alcançam o montante aproximado de R$ 20 milhões.

A operação contou com o apoio operacional do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), do Batalhão de Choque e da Força Tática da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, além da assessoria militar do Ministério Público.