Revista MS

Jovem luta, mas não resiste a câncer e família tenta trazer corpo a Sidrolândia

Familiares do Lincon Terto da Rosa, 20 anos, que morreu neste domingo em Curitiba (PR), lançaram uma vaquinha virtual para fazer o traslado do corpo do jovem até Sidrolândia, onde pretendem sepultá-lo. Lincon faleceu vítima de leucemia.

Ele e a família moravam no Assentamento Eldorado, zona rural de Sidrolândia, e, em novembro do ano passado, se mudaram para Curitiba em busca de novas oportunidades. No mesmo mês, pouco depois de se estabelecer na nova cidade, ele foi diagnosticado com câncer, desde então lutava contra a doença.

Conforme o site Região News, a doença começou a dar os primeiros sinais há oito meses. Lincon começou a sentir alguns sintomas como muita tosse, que os pais atribuíram a algum tipo de alergia. No entanto, no dia 23 de novembro, após fazer uma radiografia numa consulta médica na UPA, houve a constatação de um tumor no mediastino, espaço existente entre os dois pulmões, no centro do tórax, composto por várias estruturas anatômicas como a traqueia, o coração, o esôfago, o timo e parte dos sistemas nervoso e linfático.

Ele começou o tratamento no Hospital Erasto Gaertner, onde se constatou que o tumor era uma massa que comprimia o coração e os pulmões de Lincon. Pouco depois, o câncer foi diagnosticado como leucemia linfoblástica aguda, tipo T.

Lincon ficou seis meses lutando contra a doença. No dia 11 de maio passou por um transplante de medula óssea doada pelo pai. O procedimento foi um sucesso, mas após alguns dias de internação no CTI (Centro de Terapia Intensiva), os órgãos do jovem foram parando até ele falecer neste domingo (22).

Conforme os pais do rapaz, Jocelino Henrique e Vanessa Terto, o valor para o translado a Sidrolândia ficou orçado em R$ 16 mil. Eles, no entanto, não possuem condições financeiras para arcar com os custos. Como alternativa, criaram a vaquinha virtual para sepultarem o filho na cidade natal.

As doações podem ser feitas via PIX, para a chave celular (67) 9 9308-3197. A transferência é em nome de Jocelino Arruda da Rosa. O telefone pode ser contatado para mais informações.