Com o lançamento do iPhone 16e, a Apple tem um novo smartphone de baixo custo em seu lineup de dispositivos. O aparelho chegou com atualizações interessantes no hardware que o deixam bem próximo das capacidades do aparelho base linha principal de celulares da marca.
- Galaxy S25+ x iPhone 16 Plus: qual o melhor celular de tela grande
- Galaxy S25 Ultra ou iPhone 16 Pro Max: qual comprar agora?
Claro, o iPhone 16, lançado em setembro do ano passado, é um aparelho que entrega mais possibilidades, mas muitos entusiastas da marca notaram que a diferença entre os dois celulares não é tão grande assim. Além disso, o modelo recém-lançado pode ser adquirido por um preço mais baixo.
Mas afinal, iPhone 16 ou iPhone 16e. Qual smartphone da Apple é a melhor opção para quem deseja trocar de celular?
Design e construção
O iPhone 16 apresenta estrutura construída em alumínio e possui uma mudança visual em relação ao seu antecessor que é bastante perceptível. Ao invés de contar com câmeras em disposição diagonal (como nos anos anteriores), o dispositivo apresenta uma organização vertical que, para além de fins estéticos, garante a capacidade de gravação de vídeos espaciais para o Vision Pro.
O modelo de baixo custo tem corpo baseado no iPhone 14 básico e também contém moldura construída em alumínio. As principais diferenças estão no entalhe frontal, que ao invés do formato de pílula, conta com um notch nada discreto que se conecta à borda superior do aparelho. Além disso, na parte traseira, o iPhone 16e apresenta apenas uma câmera.
Tela
No quesito tela, os dois aparelhos são muito semelhantes. Ambos contam com painel OLED Super Retina XDR de 6,1 com taxa de atualização de 60 Hz. Embora a resolução seja levemente diferente, ambos os aparelhos apresentam a mesma densidade de pixels — 460 ppi — o que na prática significa mesma qualidade de exibição.
O iPhone 16 leva a melhor por possuir uma tela mais brilhante que o rival mais barato. Segundo informações da Apple, o aparelho tem brilho máximo de 1000 nits, contra 800 do iPhone 16e. Isso pode fazer uma diferença significativa em ambientes externos com luz solar intensa.
Câmeras
O iPhone 16 possui um conjunto duplo, formado por sensor principal de 48 MP e telefoto de 12 MP. O aparelho tem capacidade de gravar vídeos em resolução 4K e, como dito anteriormente, vídeos espaciais para o Vision Pro, que requerem o uso de duas câmeras simultaneamente.
O iPhone 16e possui um único sensor traseiro de 48 MP, que é um avanço e tanto se compararmos com a câmera presente no iPhone SE 3, de 12 MP. Por ter apenas uma lente, o aparelho não é tão versátil quanto seu “irmão” mais caro, mas ainda assim é capaz de entregar excelentes resultados em fotografias — incluindo gravações de vídeo em 4K.
Desempenho e bateria
Os dois smartphones contam com o chip A18, desenvolvido pela própria Apple, e 8 GB de memória RAM. Ambos têm CPU de seis núcleos. Porém, quando o assunto é GPU, o iPhone 16 conta com cinco núcleos, enquanto o 16e apresenta apenas quatro. Contudo, esta é uma diferença que não tem muito impacto na prática.
O modelo de baixo custo leva a melhor quando o assunto é bateria, já que, segundo a Apple, em testes internos o teve autonomia para 26 horas com apenas uma recarga. No mesmo teste, o iPhone 16 teve um desempenho um pouco inferior, durando no máximo 22 horas.
Qual aparelho vale a pena?
O iPhone 16 pode parecer uma escolha óbvia, já que oferece maior versatilidade em câmeras e tela de melhor qualidade. No entanto, ele não oferece ganhos muito significativos em termos de desempenho e tem bateria que não dura tanto quanto o seu irmão mais novo.
Já o iPhone 16e pode, sim, oferecer uma experiência muito satisfatória para os entusiastas da Apple. Além disso, ele é uma opção mais “acessível” para quem deseja testar as ferramentas do Apple Intelligence.
Os consumidores que quiserem gastar menos não devem se arrepender se escolherem o modelo de “baixo custo”. Porém, vale lembrar que, nesse momento atual de lançamento, a diferença de preço entre ambos modelos não é muita. Aliás, é possível encontrar promoções do iPhone 16 saindo mais barato do que o iPhone 16e, principalmente em ofertas com pagamento à vista via Pix.
Contudo, além do lado financeiro, talvez o principal fator de desequilíbrio entre os dois aparelhos sejam as câmeras. Quem priorizar versatilidade, certamente optará pelo iPhone 16. Já os usuários que não costumam priorizar fotografia e vídeo de alta qualidade, poderão adquirir sem medo o dispositivo mais recente da marca.
Saiba mais sobre os aparelhos acessando as páginas dos produtos na Amazon:
The post iPhone 16 x iPhone 16e: qual modelo da Apple comprar? appeared first on Giz Brasil.