O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, no início da tarde desta quarta-feira (13), um alerta laranja, que indica perigo, devido à baixa umidade do ar. A previsão é de que os índices fiquem entre 12% e 20% até o fim da tarde em diversas regiões de Mato Grosso do Sul, com risco à saúde e de incêndios florestais.
O aviso abrange áreas do Leste, Centro-Norte e Pantanais Sul-mato-grossenses, incluindo Campo Grande. No sudoeste do Estado, como em Dourados e municípios vizinhos, o alerta é amarelo, que indica perigo potencial, com umidade relativa abaixo de 30% até a madrugada desta quinta-feira (14).
Segundo o Inmet, a umidade ideal para a saúde humana, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), é de 60%. Quando o índice cai para patamares tão baixos, como os previstos para hoje, podem ocorrer ressecamento da pele, irritação nos olhos, boca e nariz, além de agravar problemas respiratórios.
As orientações incluem beber bastante água, evitar atividades físicas e exposição ao sol entre 10h e 17h, umidificar ambientes e usar hidratante após o banho. Em caso de emergências, a população deve acionar a Defesa Civil (199), o Corpo de Bombeiros (193) ou a Polícia Militar (190).
O alerta de hoje faz parte de um cenário mais amplo de crise hídrica e risco elevado de incêndios no Pantanal, intensificados por um período prolongado de estiagem e temperaturas elevadas.