Revista MS

Idosa com braço quebrado em três lugares é liberada de UPA e aguarda vaga na Santa Casa

A família de Lindalva Maria Galvão da Silva, de 66 anos, denuncia descaso no atendimento prestado à idosa após uma queda dentro de casa, na manhã desta terça-feira (12), em Campo Grande. Ela caiu na cozinha, quebrou o braço em três lugares e bateu a cabeça.

Segundo a filha, Alexandra Galvão da Silva Santos, 43 anos, a mãe foi levada de ambulância para a UPA (Unidade de Terapia Intensiva) do Coronel Antonino, onde ficou em observação até quase 20h, devido à pancada na cabeça.

“Liberaram minha mãe apenas com uma faixa e encaminharam para o CEM (Centro Especializado Municipal), mas lá o médico disse que ela não deveria ter sido liberada e precisava ir para o hospital”, conta a filha.

De acordo com a família, no CEM o médico colocou apenas uma tala no braço da idosa e mandou para casa para aguardar vaga pela Central de Regulação para a Santa Casa.

“Ela está com febre, com muita dor, não conseguiu dormir de tanta dor. Está sofrendo, precisa de uma vaga no hospital, pois o médico afirmou que é caso cirúrgico”, diz Alexandra.

A reportagem entrou em contato com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) tanto sobre o atendimento na UPA quanto sobre a vaga para idosa no hospital.

Em resposta, a prefeitura informa que todos os serviços de consultas, exames e atendimentos prestados à população seguem protocolos do SUS (Sistema Único de Saúde), que estabelecem critérios de priorização com base em urgência, gravidade e disponibilidade de recursos.

Já a respeito da vaga, a secretaria informa que em cumprimento à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, bem como ao princípio constitucional da inviolabilidade da intimidade e da vida privada, não fornece informações individualizadas sobre pacientes à imprensa ou a terceiros, ainda que de forma indireta.

“Qualquer informação sobre o estado de saúde, atendimento ou regulação será prestada exclusivamente ao próprio paciente ou quem legalmente seja responsável pelo mesmo de forma segura e de acordo com os critérios legais vigentes. A Sesau recomenda que o paciente se dirija até a sua unidade de referência para acompanhar o andamento de suas demandas, ou acesse os canais oficias de relacionamento com o público”:

• Ouvidoria SUS – 0800 314 9955 / (67) 3314-9955

• Portal da Ouvidoria: https://ouvidor.saude.gov.br/public/form-web/registrar 

• Central 156

*Matéria alterada às 12h22 para acréscimo de resposta da Sesau