A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), informa que foi confirmado neste sábado, 21 de junho, pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA SP), novo caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em ave silvestre.
Após a confirmação da primeira ave silvestre positivada no Estado de São Paulo no último dia 13, equipes da Defesa Agropecuária foram acionadas no dia 17 no município de Jaboticabal, onde realizaram coleta de material em uma marreca-cabocla (Dendrocygna autumnalis) encontrada na área urbana da cidade e que apresentava sinais clínicos como torcicolo, diarreia esverdeada e incoordenação.
A Defesa Agropecuária informa ainda que não existem estabelecimentos avícolas comerciais no raio de 10 quilômetros da ocorrência do foco e que já estão sendo, desde o dia 18, realizadas ações de vigilância epidemiológica na área procurando identificar a possível ocorrência de mortalidade em aves e ou existência de sintomatologia compatível à Influenza Aviária a partir de ações de educação sanitária visando a também a instrução em relação à doença aos moradores locais.
Diante do caso, a Defesa Agropecuária frisa que em se tratando de foco de IAAP em ave silvestre, não ocorre embargos nas exportações de carnes e ovos, não sendo alterado o status sanitário de São Paulo e do Brasil perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Orientações
A Defesa Agropecuária reforça que o consumo de aves e ovos não transmite a doença e pede para que a população siga as orientações do Serviço Veterinário Oficial (SVO) e não toque em aves que possam apresentar sinais clínicos.
A infecção humana ocorre principalmente por contato direto com aves infectadas, portanto aves doentes ou mortas não devem ser manipuladas sem a utilização de equipamento de proteção individual (EPI) e a Defesa Agropecuária deve ser acionada imediatamente caso ocorra alguma suspeita da doença ou identificação de aves mortas.
Plano de Contingência
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que acompanha, em conjunto com as secretarias de Agricultura e Abastecimento (SAA), e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de SP (Semil), o cenário da gripe aviária no estado de São Paulo.
A Pasta, por meio da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), elaborou um Plano de Contingência para coordenar ações para o enfrentamento em casos de influenza aviária em humanos.
O Estado de São Paulo não registrou, até o momento, nenhum caso da doença em humanos. A pasta está realizando, também, o monitoramento dos munícipes envolvidos na notificação do caso.
Fonte: Ascom SAA / Governo de SP
O post Gripe aviária: Secretaria da Agricultura de SP confirma caso em ave silvestre em Jaboticabal apareceu primeiro em Portal DBO.