O governo federal considera que o plano para o escoamento da safra de grãos de 2025, apresentado nesta quarta-feira, 5, pode colaborar para a redução do preço dos alimentos no mercado interno. As avaliações de ministros são de que os investimentos em infraestrutura de transportes resultarão em menor custo logístico, podendo alcançar o consumidor final.
“As concessões de hidrovias, por exemplo, reduzem em quase 40% o custo das operações logísticas que hoje dependem das rodovias. Significa que, ao final, vamos trabalhar no médio e longo prazo também para ter custos de alimentos mais baratos na mesa do consumidor”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho.
O governo vai investir R$ 7,15 bilhões em medidas para escoamento da safra de grãos deste ano.
A cifra inclui aportes públicos previstos pelo Ministério dos Transportes e pelo Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor) e considera valores previstos no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2025.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse que o plano de escoamento, embora atenda fundamentalmente as demandas para exportação, alcança o mercado interno. “Com olhar para hidrovias, ferrovias e rodovias, sem dúvida alguma terá efeito no preço final para o consumidor.”
Presente no evento, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, voltou a descartar qualquer “pirotecnia” em medidas do governo para frear alta dos preços dos alimentos.
“Não terá pirotecnia. Terá sim um acompanhamento, direcionamento para que possamos produzir o que mais pode faltar na mesa dos brasileiros. Quando tem abundância, a inflação cede. Este é o planejamento que se está cumprindo”, afirmou o ministro.
DBO Play
No DBO Play, nossa marca no Youtube, além da reprise do programa diário Terraviva DBO na TV, você encontra nossos programas semanais como Mercado Pecuário, as entrevistas do DBO Destaca, as lives do DBO em Foco sobre reportagens da revista, além de nosso podcast, o BoiCast DBO, uma conversa descontraída com nomes importantes da pecuária.
O post Governo considera que plano irá colaborar para redução de custo dos alimentos apareceu primeiro em Portal DBO.