Tal como o próprio país, a comida de Omã é uma encruzilhada de culturas, sabores, ingredientes locais e estrangeiros, especiarias e aromas.
A cultura alimentar do país foi moldada durante séculos pelo movimento de mercadorias em trânsito entre a Ásia e a Europa através dos portos ao longo da sua longa costa.
Confira pratos típicos do país:
Machboos: Prato de arroz tipo basmati cozido no caldo em que foram previamente cozinhados frango, borrego ou outras carnes.
Halwa: Uma das delícias para comer em Omã, esta sobremesa, feita com mel, ovos, água de rosas, nozes e especiarias, é servida numa tigela com várias colheres para partilhar.
Tâmaras: Este fruto, fornecido pelas palmeiras abundantes em Omã, é seco e servido como sobremesa ou prato de boas-vindas na maioria das casas do país.
Shuwa: Este prato consiste em carne grelhada, marinada com especiarias durante um ou dois dias. A carne, depois de marinada, é embrulhada em folhas de palmeira e levada ao forno escavado na areia. O resultado é uma carne incrivelmente saborosa.
Saj: Pão saaj ou pão tava é um pão achatado sem fermento, assado em uma frigideira de metal, chamado saj.
Qahwa: Qahwa é a palavra usada para designar café, mas na verdade significa a tradição de servi-lo em um grande prato de aço inoxidável junto com algumas frutas e tâmaras.
Harees: Prato feito de trigo fervido, amassado até ficar com uma textura espessa. O trigo é misturado com carne bovina ou de frango e coberto com ghee ou manteiga. Geralmente é cozido em casa, ou você pode encontrar vendedores de Harees e Aursya nas estradas principais.
Luqaymat: Essas bolinhas fofas de farinha frita são preparadas em quiosques de rua e cafeterias, abrangendo uma variedade de opções de recheios e coberturas.
O post Gastronomia: Sultanato de Omã apareceu primeiro em Diplomacia Business.