Situada no topo da Europa continental, a Letônia é um dos três Estados Bálticos. Sua culinária combina elementos do Oriente e do Ocidente, bem como influências dos países nórdicos próximos.
A cozinha letã baseia-se tipicamente em produtos agrícolas, encontrando-se a carne presente na maior parte dos pratos de refeição. Veja abaixo, alguns pratos típicos do país:
Syrniki: Sobremesa composta por panquecas de queijo cottage fritas, geralmente acompanhadas com mel, geléia de frutas, creme de leite ou purê de maçã.
Rupjmaize: Pão escuro tradicional feito de centeio. É considerado o alimento básico da dieta letã.
Sopa fria: Sopa tradicional fria, é feita com beterraba, pepino, kefir, ovos cozidos e linguiça de leite. Verduras como endro e cebolinha são essenciais, e a maioria das pessoas também gosta da sopa com um pouco de vinagre.
Torta de cenoura: Neste prato, a massa, feita com farinha de centeio sem fermento, é enrolada em discos e modelada de forma que as bordas fiquem dobradas para cima. O recheio de batata e cenoura é colocado um sobre o outro.
Tortinhas de bacon: Piragi são pequenos pãezinhos de porco em forma de meia-lua recheados com bacon picado e cebola, sendo geralmente servidos como guloseima, lanche ou aperitivo.
Kotletes: Este prato de almoço consiste em almôndegas servidas com batatas e salada verde.
Frikadelu: Essa sopa de almôndega consiste em carne bovina, cordeiro, frango ou porco. O caldo é bastante simples e minimalista, às vezes são adicionados vegetais. Algumas famílias também adicionam bolinhos ou macarrão à sopa.
Panquecas de batata: Refeição rápida de meio de semana, são feitas com uma combinação de batata ralada, ovos e farinha, temperada apenas com sal e pimenta. Fritos até dourar, os kartupeļu pankūkas são tradicionalmente servidos com creme de leite e molho de mirtilo.
O post Gastronomia: Letônia apareceu primeiro em Diplomacia Business.