Revista MS

Gastronomia: Cameroun

A culinária do Cameroun é extremamente diversa, refletindo a variedade de culturas, etnias e tradições presentes no país. Localizado na África Central, o país é conhecido como “a África em miniatura”, e isso se reflete também na sua gastronomia, que mistura sabores de várias regiões africanas.

Pratos típicos de Cameroun:

Ndolé: Um dos pratos nacionais mais famosos. É feito com folhas de ndolé (uma planta amarga), amendoim, peixe ou carne (geralmente carne bovina ou camarão), temperado com alho, cebola e especiarias.

Poulet DG (Poulet Directeur Général): Frango cozido com banana-da-terra madura, legumes (como cenoura, vagem, cebola), e um molho rico e condimentado. O nome “DG” faz referência a algo sofisticado.

Eru: Prato tradicional dos Bakweri e Bayangi, feito com folhas de eru (ou okok), espinafre, óleo de palma, peixe defumado e carne.

Achu: Um prato típico da região do noroeste, feito com inhame amassado (como um purê) servido com um molho amarelo à base de óleo de palma, caldo de carne e especiarias.

Koki: Feito com feijão-fradinho moído, óleo de palma e temperos, cozido envolto em folhas de bananeira. Lembra o acarajé ou abará da Bahia, mas é cozido no vapor.

Sopa de Gombo (Okra): Muito comum em várias regiões do país, preparada com gombo cortado, carne, peixe ou frutos do mar, e muitas vezes acompanhada de fufu (massa de mandioca, milho ou inhame).

Accras: Bolinhos fritos feitos de mandioca ralada, geralmente temperados com vários ingredientes para dar sabor e textura. Em Cameroun, esses donuts são consumidos como lanche, acompanhamento ou comida de rua.

O post Gastronomia: Cameroun apareceu primeiro em Diplomacia Business.