Uma criança autista foi resgatada após cair em um córrego localizado na MS-080, em Rochedo – distante a 81 quilômetros de Campo Grande.
Segundo informações iniciais, essa vítima que é portadora TEA (Transtorno do Espectro Autista), havia desaparecido por volta das 2h da manhã após sofrer uma crise e sair de casa sozinha. Familiares e autoridades locais iniciaram as buscas e, ao ouvirem gritos vindos do rio, conseguiram localizá-la
Dois familiares tentaram alcançar a vítima, um deles a nado e o outro por meio de uma corda lançada da ponte, conseguindo segurá-la sobre uma pedra, impedindo que fosse arrastada pela correnteza. No entanto, devido à força da água e à dificuldade de retorno, os três permaneceram ilhados no leito do rio, em situação de risco iminente.
Foi necessário o emprego de técnicas de salvamento em altura, com a montagem de um sistema de resgate utilizando tripé de ancoragem, triângulo de salvamento e vantagem mecânica 5×1 reduzida, permitindo a elevação e extração segura das vítimas. A operação foi concluída com êxito e sem feridos.
Devido a dificuldade de chegar no local, os socorristas levaram mais de horas para conseguir fazer o resgate da criança. Informação sobre o estado de saúde da vítima ainda não foi divulgada.
A Polícia Militar foi acionada e auxiliou no controle do trânsito, que precisou ser bloqueado nos dois sentidos da pista, devido ao resgate.
(Matéria editada às 10h45 para acréscimo de informação)