A semana começou nublada em Mato Grosso do Sul, apesar da previsão indicar tempo com sol e aumento de nebulosidade. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), há possibilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada.
De forma localizada, podem ocorrer tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente na metade sul do estado. Essa situação meteorológica é resultado da aproximação e avanço de uma nova frente fria, associada ao intenso transporte de calor e umidade, além da atuação de áreas de baixa pressão atmosférica e da passagem de cavados, que favorecem a formação de instabilidades em Mato Grosso do Sul.
Nesta segunda-feira (23), com a passagem da frente fria, o avanço de uma massa de ar frio pelo estado deve provocar queda acentuada nas temperaturas, com valores entre 4°C e 6°C, caracterizando o fenômeno conhecido como “mínima invertida”, quando as temperaturas diminuem ao longo do dia.
As temperaturas mínimas devem variar entre 4°C e 15°C, com máximas entre 19°C e 27°C para as regiões sul, cone sul e grande Dourados. Nas regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas devem variar entre 8°C e 19°C e as máximas entre 20°C e 30°C.
Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 10°C e 16°C e máximas entre 24°C e 31°C. Em Campo Grande é prevista mínima de 10°C e máxima de 22°C.
Os ventos atuam do quadrante norte e giram para o quadrante sul ao longo da segunda-feira (23) com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.