Os pais da menina Bianca Bernardon Zanella, 11 anos, que caiu do Cânion Fortaleza no Parque Nacional da Serra Geral em Cambará do Sul, Rio Grande do Sul, estão se despedindo de sua filha neste sábado (12). Eles desabafaram sobre a menina e fizeram um emocionante apelo para toda a população.
A menina Bianca Bernardon Zanella era portadora do Transtorno do Espectro Autista no nível dois a três. São três os níveis do autismo, sendo que o primeiro exige apoio, o segundo nível exige apoio substancial e o terceiro requer apoio muito substancial. Assim, a menina estaria entre os níveis moderado e grave do espectro autista.
Na última quinta-feira (10), a menina Bianca estava com seus pais e dois irmãos no Cânion Fortaleza. A família estava viajando de férias. Foi quando a família parou por volta de 13:00 em alguns bancos para fazer um lanche que a menina repentinamente começou a correr em direção ao precipíci0.
O pai de Bianca correu atrás dela e tentou alcançá-la, mas infelizmente não conseguiu. A menina caiu cerca de 70 metros. Por causa do mau tempo, não foi possível utilizar helicópteros no resgate.
Os socorristas tiveram que ir por terra, utilizando técnicas avançadas de rapel, com ancoragens fixadas diretamente na rocha. Os socorristas conseguiram chegar até a menina apenas 10 horas depois, mas infelizmente já a encontraram sem vida. A equipe colocou o corp0 da menina em uma maca para o içamento até o topo.
Neste sábado (12) pela manhã, o corp0 de Bianca chegou em Curitiba no Paraná, que é sua cidade natal. Seus pais e irmãos já haviam chegado na sexta-feira (11) por volta de 19:00. Tanto a família quanto o corp0 da garotinha retornaram em aviões cedidos pelo estado do Paraná. O carro da família, que havia viajado com o veículo até o cânion, também está sendo trazido para Curitiba pelo governo do Paraná.
No momento, a família dá seu último adeus à Bianca. O c0rpo dela está sendo velado na Capel4 Vatican0, no bairro Bom Retiro, em Curitiba. Depois disso, a previsão é que seja cremado em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana.
Pais da menina que caiu do cânion fazem pedido emocionante
Os pais da menina Bianca Bernardon Zanella também se pronunciaram por meio de sua advogada. Eles fizeram um apelo à população. A advogada da família, Carolina Rocio dos Santos, começou destacando os cuidados que os pais tinham com a menina Bianca.
A advogada Carolina ressaltou que a família está arrasada. “A família tá completamente arrasada, como é de se imaginar. Se trata de uma família absolutamente devota a filha e aos filhos. Que lutou por Bianca”, disse ela.
A advogada também ressaltou que os pais sempre lutaram para que sua filha tivesse bons tratamentos, educação e inclusão. “Que lutou por saúde, por tratamento, por educação, por uma vida de inclusão, de dignidade e felicidade para a Bianca”, afirmou.
A advogada também ressaltou o apelo dos pais para a população. “E nesse momento (a família) está completamente devastada. E pede a solidariedade e a compreensão da sociedade brasileira”, afirmou.
A polícia civil instaurou um inquérito a fim de investigar todas as circunstâncias do acidente com a menina Bianca. O Cânion Fortaleza é um dos pontos turísticos mais conhecidos do estado do Rio Grande do Sul. O lugar é operado pela concessionária Úrbia Parques, que cuida da gestação e segurança do espaço.