Atividades pedagógicas e palestra buscam revisar narrativas colonizadoras e valorizar saberes africanos
A EE Luisa Vidal Borges Daniel realizou um encontro intitulado “Família e Escola”, com o objetivo de refletir sobre a importância da história e cultura afro-brasileira. A diretora adjunta, Juliana Rodrigues dos Santos, fez uma palestra que desafiou os pais a repensar suas histórias de vida e identidade.
O evento buscou problematizar as narrativas colonizadoras que subalternizam os conhecimentos africanos e afro-descendentes. A Lei n° 11.638/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira, foi destacada como fundamental para essa reflexão.
A escola busca promover uma revisão epistêmica do processo de colonização, entendendo que é necessário descolonizar o pensamento e superar a colonialidade. O espaço escolar é visto como fértil para formar uma perspectiva intercultural, permitindo a autenticação de histórias de exploração e o desenvolvimento de estratégias de resistência.
As atividades realizadas incluíram:
– Atividades pedagógicas que valorizam a cultura africana
– Estéticas que retomam elementos característicos da cultura africana
– Repensar a hierarquização dos saberes e potencializar os saberes africanos
O objetivo é abrir caminhos para transcender os paradigmas eurocêntricos e avançar em direção a um giro decolonial.
“É fundamental que a escola seja um espaço de reflexão e valorização da diversidade cultural”, afirma Juliana Rodrigues dos Santos.
Essa iniciativa é um exemplo de como a educação pode ser um instrumento poderoso para promover a igualdade racial e a justiça social.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo escolar