Revista MS

Doutor IA? Hospitais de SP já usam inteligência artificial em exames

O HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual), em São Paulo, é o primeiro do país a usar uma das melhores ferramentas de IA (inteligência artificial) do mercado para fazer exames de raios-X de tórax. A tecnologia é capaz de reduzir o tempo de obtenção dos resultados em 90%, de uma hora para cinco minutos.

Black Friday

Samsung Galaxy A55 5G, Câmera Tripla Traseira de até 50MP, Selfie de 32MP, Nightography,…

R$ 2.399

A iniciativa é uma parceria com a Fidi (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem) e chegou a HSPE em abril deste ano. Sua intenção é otimizar o número de exames de imagem no hospital, que realiza cerca de cinco mil por mês. Em setembro, por exemplo, já ajudou em mais de dois mil exames. Na prática, a ferramenta reduz o tempo de espera dos pacientes no pronto-socorro.

Segundo o governo do estado, a tecnologia, já utilizada em hospitais privados, possibilita o reconhecimento precoce de patologias, bem como maior precisão nos diagnósticos. Ela também indica ao médico as regiões de imagem com maior probabilidade de alterações.

De acordo com o cardiologista Werlley Januzzi, do Pronto-Socorro do HSPE, a radiografia de tórax visualiza a estrutura do tórax, incluindo pulmões, coração e ossos. Ele detecta condições como, por exemplo, pneumonia, tuberculose, câncer de pulmão e doenças cardíacas.

“A precisão e a rapidez na análise dessas imagens são fundamentais para garantir o tratamento mais ágil e adequado ao paciente”, afirma Januzzi.

Entre suas principais vantagens, está a atualização de dados em tempo real, prevenção à sobrecarga das redes hospitalares, automação de tarefas repetitivas e redução de custos e erros médicos.

Com a IA, exames classificados como normais são analisados automaticamente, dispensando a avaliação médica. No entanto, ela conta com o suporte de radiologistas da Fidi  na análise dos exames, garantindo a segurança dos diagnósticos.

A tecnologia foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Agora, a expectativa é de que a tecnologia abranja também outros setores do hospital.

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.

The post Doutor IA? Hospitais de SP já usam inteligência artificial em exames appeared first on Giz Brasil.