O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Paraná, informou que a colheita da soja 2024/25 atingiu 49% da área cultivada no Estado até a segunda-feira, 24, um avanço de 9 pontos porcentuais em relação à semana anterior.
Segundo o órgão, 80% das lavouras apresentam boas condições (78% há sete dias), enquanto 17% estão em condição média (19% na semana anterior) e 3% foram classificadas como ruins (mesmo índice há sete dias). Em relação ao estágio das lavouras, 32% estão em frutificação e 68% em maturação.
A colheita do milho primeira safra 2024/25 avançou para 42% da área cultivada no Paraná, ante 30% a semana passada.
O levantamento indica que 93% das lavouras seguem em boas condições (91% na semana anterior), 7% estão em condição média (9% há sete dias) e não há áreas classificadas como ruins. Quanto à fase fenológica, 85% das lavouras estão em maturação e 15% em frutificação.
Para o milho segunda safra 2024/25, o Deral apontou que 65% da área estimada foi semeada, ante 56% da semana anterior.
Dentre as lavouras já plantadas, 100% estão em boas condições. A maioria das áreas encontra-se em desenvolvimento vegetativo (81%), enquanto 19% estão em germinação.
O Ano da Virada na Pecuária de Corte
O Anuário DBO 2025 já está disponível para leitura! Confira todos os números relevantes e as análises sobre a cadeia pecuária bovina de corte em 2024 e as perspectivas para o ano.
No DBO Play, nossa marca no YouTube, além da reprise do programa diário Terraviva DBO na TV, você encontra nossos programas semanais como Mercado Pecuário, Pastagem em Foco sobre manejo de pastagens, entrevistas do DBO Destaca, as lives do DBO em Foco sobre reportagens da revista, além de nosso podcast, o BoiCast DBO, uma conversa descontraída com nomes importantes da pecuária. Mais vídeos sobre pecuária? Está tudo no DBO PLAY.
E-DBO
O e-DBO é o canal de conteúdo digital da DBO, tradicional referência jornalística em pecuária de corte do Brasil. Confira uma série de e-books sobre temas essenciais para a gestão e desenvolvimento das fazendas, produzidos a partir de coletâneas de reportagens de cunho técnico publicadas na Revista DBO e de conteúdos exclusivos elaborados especialmente para esse canal.
O post Deral: colheita de soja no PR avança para 40% da área; milho atinge 30% apareceu primeiro em Portal DBO.