A maior parte dos políticos cotados para disputar o Senado Federal em 2026 tem grande experiência política. Vander Loubet (PT) e Reinaldo Azambuja (PSDB) são dois exemplos. O bolsonarista Capitão Contar (PRTB) é a exceção à regra.
Conforme os bastidores da política, Reinaldo Azambuja sonha com a Casa Alta desde que deixou o governo, no final de 2022. No entanto, o partido dele negocia fusões com demais legendas e o cenário ainda é incerto por qual sigla irá concorrer. Não havendo fusão, há chances do ex-governador ficar no ninho tucano, ir para o PSD ou PL de Jair Bolsonaro.
Vander
O petista Vander Loubet acumula cinco mandados na Câmara Federal. Ele tem mandato fortemente direcionado à questão da agricultura familiar e pretende ser o nome do PT ao Senado. Ele mesmo tem dito que cumpriu a missão na Câmara.
Ainda sobre Vander, o PT pretende travar uma guerra com Jair Bolsonaro e o bolsonarismo nas vagas pelo Senado. O ex-presidente articula candidaturas fortes e, especula-se que tenha chances de fazer até 54 senadores. Por isso um nome forte como de Loubet seria indispensável em MS.
Nelsinho
Senador a dois anos do fim do mandato, Nelsinho tem manifestado vontade de se reeleger. A situação dele, no entanto, é igual a de Azambuja: a de esperar definição se a legenda vai se fundir com outra. Foram desse cenário, o ex-prefeito pode ir para o PL de Jair Bolsonaro.
Tereza e o PP
A senadora Tereza Cristina – que goza de grande prestígio e tem conquistado vitórias relevantes no meio partidário – ajudou eleição de Riedel e Adriane Lopes – disse não abrir mão de candidato do partido ao Senado.
Ainda segundo a senadora, vice-presidente Nacional do partido, dois nomes se destacam na legenda: O federal Luiz Ovando e o secretário de Infraestrutura de Campo Grande, Marcelo Miglioli. O titular da Sisep diz não querer comentar o assunto, já que a eleição está longe e que o momento exige trabalho por Campo Grande.
Contar
O ex-deputado estadual guardou energias na eleição municipal da Capital para lutar pelo Senado Federal. Não está claro se ele vai disputar pelo próprio partido, o PRTB ou migrar para outra sigla.
Soraya
A atual senadora não descarta disputar a reeleição. Ela está no Podemos e aposta na visibilidade midiática nacional, conferida na CPI da Covid e também na CPI das Bets, que tramita no Senado.
Mulher de Rodolfo
Jair Bolsonaro sonda vice-prefeita de Dourados, Giani Nogueira, esposa do deputado federal e fiel aliado, Rodolfo Nogueira (PL). Não se descarta composição com o PSDB de Azambuja ou uma possível vinda de Nelsinho para a legenda. Gianni também seria uma novata na disputa pelo Senado.