Revista MS

Cotações do milho voltam a recuar, aponta Cepea

Cepea/Esalq

Após um leve movimento de reação, as cotações domésticas do milho voltaram a cair na última semana, apontam levantamentos do Cepea.

Segundo o Centro de Pesquisas, a pressão veio sobretudo da ausência de consumidores, que aguardam maiores desvalorizações com os avanços da colheita de segunda safra.

Além disso, as exportações estão menores em relação ao ano passado e ainda muito distantes do estimado pela Conab.

Apesar do atraso frente ao ano anterior na média nacional, algumas praças dos estados de Mato Grosso e Goiás têm apresentado bom ritmo de colheita e produtividades elevadas, aumentando de forma pontual a oferta disponível para negócios, ainda conforme explicam pesquisadores.

Quanto às exportações, dados da Secex analisados pelo Cepea mostram que, de fevereiro até a quarta semana de julho, o volume embarcado limitou-se a 4,3 milhões de toneladas, ante os 7 milhões enviados no mesmo período de 2024 e ainda bem distante das 34 milhões projetadas pela Conab até janeiro/26.

CLIQUE AQUI e confira o Indicador do Milho Esalq/BM&FBovespa

Soja

Levantamentos do Cepea mostram que os preços domésticos da soja subiram na última semana, refletindo, além da crescente disputa entre compradores brasileiros (sobretudo para processamento interno) e internacionais, também a valorização cambial (US$/R$).

Em julho (até o dia 28), o Brasil escoou 10,44 milhões de toneladas de soja, com a média diária de embarques superando em 12,4% a de julho/24.

Os dados, divulgados pela Secex e analisados pelo Cepea, evidenciam a demanda externa firme, diante da necessidade de tradings completarem cargas nos portos brasileiros.

Segundo o Centro de Pesquisas, esse cenário elevou os prêmios de exportação para os maiores patamares em três anos.

Além disso, o aumento das tarifas dos Estados Unidos para vários países pode impulsionar a procura estrangeira pelo complexo soja brasileiro.

CLIQUE AQUI e confira o Indicador da Soja Esalq/BM&FBovespa – Paranaguá

O post Cotações do milho voltam a recuar, aponta Cepea apareceu primeiro em Portal DBO.