Famílias da Comunidade Vitória, localizada no bairro Los Angeles, em Campo Grande, rebatem a Prefeitura de Campo Grande e alegam que ‘ajuda’ enviada não é suficiente para o número de vítimas do temporal desta quarta-feira (5).
Em vídeo publicado nas redes oficiais da EMHA (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) mostram agentes entregando lonas para moradores das comunidades Vitória, Homex e Cidade dos Anjos. Mas, longe da música emocionante do vídeo, a realidade é bem diferente, segundo os moradores.
Para o TopMídiaNews, uma moradora que não quis se identificar, relatou que a chuva destruiu o barraco onde mora na comunidade. “Eu estava fazendo o almoço para as crianças irem para a escola, quando começou um vento tão forte que voou todas as lonas, até meu banheiro caiu”, relatou.
Mãe de um adolescente de 15 anos e duas crianças, de 10 e seis anos, a moradora alega que a EMHA escolheu as pessoas que receberiam as lonas na comunidade. “Não foi para todos não, deu apenas para as casas atingidas por árvores”, explica.
Entretanto, para ela, apenas a doação de lonas não irá cobrir a situação que a comunidade vive. Em abril deste ano, pelo menos 30 famílias ficaram desabrigadas devido aos temporais. “Foi assustador, postes balançando, telhas voando e as árvores caindo nos barracos. E aí o pessoal da EMHA veio aqui e entregou lona, mas o que faremos só com lonas? A gente não quer só comida e lona, queremos uma resposta, porque estamos abandonados, jogado as traças e esquecidos. Quero uma moradia digna”.
Em vídeo que circula nas redes sociais, mostram os agentes da EMHA chegando com apenas uma pequena quantidade do item no local, o que indigna um grupo de moradores. “Eu prefiro que eles levem embora sim! Toda vez vem cinco, três lonas e a gente não precisa disso. Aqui são 150 barracos numerados, fora os que não tem número. Não é cinco famílias que precisam, no mínimo, tera pelo menos uns 20 barracos precisando de lona”, diz a moradora na filmagem. O funcionário da agência ainda rebate: “20 lonas eu não vou ter”.
Em nota, a Prefeitura de Campo Grande informou que famílias Nova Esperança e Cidade dos Anjos foram atendidas, com a entrega de lonas, cobertores, colchões e cestas básicas, entretanto, a Comunidade Vitória não é citada. A reportagem entrou em contato com a prefeitura, mas até o fechamento desta reportagem não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestações.
Your browser does not support HTML5 video.



