Revista MS

Chegada de frente fria que nada, MS tem onda de calor perigosa, alerta Inmet

Frente fria? Nada disso, muito pelo contrário. Mato Grosso do Sul deverá encarar dias de extremo calor nos próximos dias e com temperaturas que poderão atingir até 39°C ou até mais em algumas regiões e cidades.

A mudança climática anunciada pela meteorologia, na verdade, deve passar apenas pelo Rio Grande do Sul, começando neste sábado (8) e evoluindo para os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Mato Grosso do Sul, porém, ficará de fora. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), inclusive, emitiu um alerta de onda de calor, classificando-o como 'grande perigo' começando nesta quinta-feira (6) e seguindo até o sábado (8). A onda de calor atinge parte do sul e do sudoeste sul-mato-grossense.

O Climatempo reforça a previsão de que a frente fria não estará atuando em Mato Grosso do Sul. No máximo, deverá provocar nebulosidade e causar algumas pancadas de chuva típicas do verão.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), ressalta que se esperam temperaturas de até 39°C e umidade relativa do ar abaixo dos padrões, principalmente nas regiões sudeste, leste e nordeste do estado de Mato Grosso do Sul. Por outro lado, a aproximação de uma frente fria, aliado à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica,, irão favorecer aumento de nebulosidade e probabilidade para chuvas na metade oeste de MS, além das regiões sudoeste e sul.

O deslocamento de cavados e o aquecimento diurno também favorecem a formação de instabilidades e, pontualmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.