Resolução da Secretaria Estadual de Educação trouxe, nesta quinta-feira (6), proibição de telefones celulares nas escolas de Mato Grosso do Sul. Os aparelhos deverão ficar desligados.
Conforme a divulgação do Governo, a resolução é a 4.388 e se embasa na Lei Federal 15.100/2025.
O uso dos celulares, diz a legislação, será permitido apenas em situações pedagógicas ou didáticas, desde que orientado pelos professores. A intenção é minimizar distrações e promover um ambiente mais focado no aprendizado.
Ainda segundo divulgado pela SED, as unidades de ensino de MS estão se preparando para implementar a medida.
Foi dito também que os alunos devem ficar com os aparelhos desligados durante o período escolar, incluindo intervalos e atividades extracurriculares. As escolas têm a responsabilidade de divulgar as normas, educar sobre os riscos do uso excessivo e aplicar medidas disciplinares para descumprimentos, que vão desde advertências até o recolhimento temporário do aparelho.
De acordo com o secretário de Educação, Hélio Daher, a resolução vem para regulamentar justamente a Lei Federal e traz detalhes de como essa proibição vai funcionar nas unidades escolares.
“Nós entendemos que é muito importante fazermos um uso mais restrito e até proibitivo em alguns momentos não só do celular, mas de equipamentos eletrônicos que possam de alguma maneira intervir na atenção do estudante ou até intervir na socialização em atividades”, frisa Hélio, que completa.
“Nesse momento é importante o apoio da família e a atenção dos profissionais da educação, para resgatar um ambiente de mais comunicação e atenção dentro das nossas escolas, juntos pela qualidade da educação da REE-MS”, finalizou.