A campo-grandense Cecília Rodrigues, de 14 anos, venceu o primeiro duelo contra a leucemia linfoide aguda, mas a doença retornou e obrigou ela a ter forças para conseguir superar novamente essa batalha. Mas para isso, ela precisa de doações de sangue do tipo O-.
A adolescente teve seu primeiro diagnóstico em janeiro de 2022, conforme a explicação feita pelo pai, Renato Gomes. Nos últimos três anos, ela realizou o tratamento no Hospital Regional e teve um resultado satisfatório.
Porém, em março deste ano, a leucemia decidiu retornar – e sim, é possível que isso aconteça mesmo com o tratamento bem-sucedido, conforme destacou o pai da garota.
“Desde então ela iniciou novamente o tratamento quimioterápico, no entanto, a quimioterapia tem como efeito colateral a imunossupressão, ou seja, seu corpo fica incapaz de se proteger contra infecções e a produção de células sanguíneas reduz bastante”, disse para a reportagem.
Renato afirma que por isso, as transfusões de sangue e de plaquetas são recorrentes. E por isso, chegou a vez de Cecília receber as doações de sangue e continuar o tratamento.
Quer ajudar na causa? As doações podem ser realizadas no Hemosul, mas precisam ser direcionadas para o nome de Cecília Rodrigues e ao Ambulatório do Hospital Universitário, onde a adolescente faz o tratamento.