A Polícia Federal (PF) e a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai realizaram uma operação conjunta denominada Ñemi, que culminou na prisão do casal Derlis Francisco Rivas Benitez e Liz Floria Alverico Alfonso, líderes de um esquema de tráfico internacional de drogas. Eles eram responsáveis pelo transporte de cocaína do Paraguai para o Brasil e Europa.
A investigação, que faz parte da Operação Pó de Serra, coordenada pela PF, revelou que o tráfico era realizado por meio de rotas que começavam em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e passavam por cidades de Mato Grosso do Sul, como Amambai, Tacuru e Sete Quedas. A droga era então distribuída para diversas cidades brasileiras, incluindo Umuarama, Maringá, Curitiba e cidades de Santa Catarina.
Durante a operação, as autoridades apreenderam armas, munições, veículos, barcos, dinheiro e joias, tanto no Paraguai quanto no Brasil. Além disso, bens móveis e imóveis no Brasil foram confiscados e contas de mais de 31 pessoas foram congeladas, totalizando US$ 69 milhões. A operação também bloqueou R$ 389 milhões do grupo criminoso.
As investigações começaram no final de 2023, após a prisão de um casal em Guaíra com 53 quilos de cocaína. Desde 2020, o grupo é responsável por transportar mais de 20 toneladas de cocaína